Saúde e Curas Pela Natureza

11 razões que explicam por que você não consegue se livrar da acne

11 razões que explicam por que você não consegue se livrar da acne

(texto)

Foto: iStock

A acne é mais frequente durante a adolescência, mas ela não é exclusividade dessa etapa do desenvolvimento. Dependendo das condições de saúde e do estilo de vida de cada pessoa, as espinhas podem aparecer mesmo na vida adulta.

Se esse problema persistir apesar de você ter uma rotina de cuidados para controlar a oleosidade da pele, talvez as causas dessas lesões sejam fatores internos ou hábitos prejudiciais ao seu organismo. Confira 11 motivos que podem explicar a acne que não vai embora de jeito nenhum:

1. Pode ser um problema hormonal

Foto: iStock

Nem mesmo o melhor tratamento cosmético do mundo consegue acabar com a acne se a pessoa estiver com algum desequilíbrio nos níveis de seus hormônios.

É interessante procurar um endocrinologista para investigar e tratar problemas como síndrome do ovário policístico, hidrosadenite supurativa ou um adenoma (tumor benigno) na hipófise.

2. Você está consumindo esteroides anabolizantes sem saber

Foto: iStock

Os esteroides sintéticos derivados da testosterona, mais conhecidos como anabolizantes, são usados na medicina do esporte e por pessoas que desejam aumentar sua massa muscular. Você já deve saber que essas substâncias são controversas devido a seus seus efeitos colaterais, e um deles é justamente o aumento da acne.

Leia também: 10 dicas para acabar de vez com espinhas

Mesmo que você não faça uso de anabolizantes, alguns especialistas alertam que determinadas marcas de shake proteico podem ter traços desses esteroides. Como a quantidade é muito pequena, muitas vezes essa informação não aparece no rótulo do produto, mas o consumo contínuo poderia desencadear o surgimento das espinhas.

3. Seus pincéis de maquiagem estão sujos

Foto: iStock

Pincéis de maquiagem mal higienizados podem favorecer o acúmulo de bactérias devido à presença de umidade e células mortas.

Assim, ao se maquiar, você acaba levando esses microrganismos à sua pele, onde eles podem causar infecções e acne.

4. Sua maquiagem favorece o surgimento de espinhas

Foto: iStock

Em geral, produtos para maquiagem de origem não mineral podem conter corantes, fragrâncias e outras substâncias que causam irritação na pele. Além disso, cosméticos à base de óleo podem entupir os poros e causar um desequilíbrio na oleosidade natural, e tudo isso favorece o surgimento da acne.

Dessa forma, pessoas com tendência a apresentar espinhas devem procurar produtos de origem mineral, oil free e não comedogênicos (que não entopem os poros).

Leia também: 11 maus hábitos de maquiagem que você deve excluir da sua vida

5. O problema pode estar no seu celular

Foto: iStock

Nem sempre temos o cuidado de lavar as mãos antes de utilizar nosso celular e, por isso, acabamos transmitindo para ele bactérias da rua, do transporte público, de maçanetas e até mesmo do banheiro.

Em consequência, ao fazer uma ligação, estamos expondo nosso rosto a uma superfície com milhares de microrganismos – e isso também acontece quando mandamos uma mensagem e tocamos nossa pele logo sem seguida. Dessa forma, a dica é lavar as mãos sempre que possível e higienizar seu aparelho com lenços bactericidas.

6. Você está exagerando na rotina de cuidados com a pele

Foto: iStock

Na tentativa deixar seu rosto livre das espinhas, você pode acabar exagerando no uso de sabonetes e esfoliantes e remover a oleosidade natural que forma uma barreira protetora na pele.

Em consequência, seu organismo pode aumentar a produção de óleo para compensar esse desequilíbrio, piorando a acne.

7. Seus produtos de cabelo estão escorrendo para o rosto

Foto: iStock

Pomadas, cremes modeladores e outros produtos para o cabelo podem escorrer para o seu rosto ou mesmo serem aplicados sobre ele sem querer no caso dos produtos em spray. Como esses cosméticos muitas vezes são capazes de entupir os poros, eles podem acabar causando acne.

Leia também: 10 mandamentos para uma pele bonita, limpa e saudável

Um sinal de que isso pode estar acontecendo é a presença de espinhas especialmente na testa e na linha do couro cabeludo. Nesse caso, experimente lavar seu rosto depois da aplicação dos produtos capilares.

8. Seu corpo está com muitos processos inflamatórios

Foto: iStock

Não é que o chocolate por si só aumente as espinhas, mas o consumo de alimentos que tendem a causar inflamação no corpo pode afetar a saúde da pele, assim como dos demais órgãos.

Esse é o caso das carnes vermelhas, do fast food, das frituras, do açúcar refinado, dos produtos lácteos, do álcool e dos alimentos processados em geral, que levam aditivos como corantes, conservantes, sódio e realçadores de sabor.

9. Você está consumindo algum alimento que te dá alergia

Foto: iStock

Além dos processos inflamatórios provocados por determinados alimentos, é possível que alguns produtos causem alergia e sensibilidade, que também podem se manifestar por meio de uma alteração das condições da pele.

Esse é o caso da intolerância a alimentos que contêm glúten e lactose, que deve receber acompanhamento médico.

10. Suas mãos estão causando o problema

Foto: iStock

Tocamos nosso rosto diversas vezes ao dia sem nos darmos conta disso, e nossas mãos carregam até ele partículas de sujeira e microrganismos presentes no celular, no computador e em todos os objetos por onde nossos dedos passaram.

Na verdade, qualquer pertence que entre em contato com nosso rosto pode ser a causa do problema, incluindo os óculos e a própria fronha, que também podem ser abrigo para bactérias causadoras da acne.

11. Você está passando por um período de estresse

Foto: iStock

O estresse contínuo causa um aumento na produção de cortisol, um hormônio ligado ao sistema emocional, que por sua vez estimula os hormônios androgênios, presentes também no organismo das mulheres em pequenas quantidades.

Esses hormônios ativam as glândulas sebáceas e aumentam a produção de óleo, causando espinhas e cravos. Nesse caso, além dos cuidados com a pele, é preciso encontrar uma forma de ter uma vida mais tranquila.

Se você já tem uma boa rotina de cuidados com a pele e mesmo assim não consegue se livrar da acne, pode estar na hora de buscar orientação profissional para descobrir a causa desse problema e a melhor maneira de tratá-lo. Não adie a consulta!

(texto)
Fonte/Autor do Conteúdo Postado

Comente com seu Facebook

Deixe um Comentário