Saúde e Curas Pela Natureza

13 benefícios da água de coco que você não conhecia

13 benefícios da água de coco que você não conhecia

(texto)

13 benefícios da água de coco que você não conhecia

A água de coco é uma bebida extraída do coco imaturo, repleta de nutrientes e com uma ampla variedade de propriedades terapêuticas.

Por muitos anos a água de coco tem sido usada como um remédio natural para tratar diversos problemas de saúde e hoje em dia a ciência esta reafirmando seus efeitos positivos na saúde.

A seguir vamos mostrar os principais benefícios de tomar a água desta maravilhosa fruta, que por sinal é fácil de conseguir já que é muito popular.

O que é água de coco?

A água de coco é uma bebida 100% natural, nutritiva e especialmente saudável.

Tal como seu nome indica é obtida do coco, não do coco que estamos habituados a consumir. Esta bebida tropical é o suco, o líquido de se encontra dentro de um coco verde imaturo.

Então o coco ideal para se extrair a água de coco deve ter uns 6 ou 7 meses, pode se dizer que esta é a média de sua maturidade.

Não confunda a água de coco com o leite de coco, são duas bebidas totalmente distintas e com propriedades diferentes.

A água de coco é constituída principalmente de água (94%), uma pequena quantidade de gorduras e vários minerais e vitaminas.

Água de coco propriedades

agua de coco propriedades

Um dos principais benefícios de tomar água de coco é a grande quantidade de potássio que ela possui. Este mineral que ajuda a regular a pressão sanguínea, portanto ajuda a prevenir doenças que podem acabar em derrames ou ataques cardíacos. No entanto vale lembrar que o tratamento para os problemas de pressão sanguínea deve ser prescrito por um médico.

Devido seu teor de eletrólitos a água de coco ajuda na reposição dos minerais perdidos após realizar uma atividade física. Desta maneira, promove um balance nos níveis destes nutrientes no sangue. A alta quantidade de vitamina C contida na água ajuda a melhorar o sistema imunológico.

Propriedades nutricionais da água de coco

Comprove os valores nutricionais de 100grs de água de coco:

  • – Valor energético: 19 calorias
  • – Carboidratos: 3,7 g
  • – Proteína: 0,7 g
  • – Gordura total: 0.2 g
  • – Fibra dietética: 1,1 g
  • – Sódio: 105 mg
  • – Potássio: 250 mg

O ideal é que tome a água de coco o mais fresca possível, para evitar que a mesma perca parte de seus nutrientes.

Benefícios da água de coco

beneficios da agua de coco

Veja tudo o que a água de coco pode fazer por sua saúde e forma física:

1 Hidrata o corpo

Para manter a pele jovem e o metabolismo ativo é necessário beber muita água e a água de coco é 94% água. Além disso, durante a atividade física o corpo perde através do suor uma grande quantidade de minerais que necessitam ser repostos. Em vez de optar por bebidas energéticas, consuma água de coco, que repõe estes minerais de forma rápida: 294mg de potássio e 5mg de açúcar natural em um copo. Outras bebidas energéticas industrializadas tem a metade desta quantidade de potássio e possuem de 2 a 5 vezes mais sódio e açúcar.

A água de coco é também ideal para os casos de desidratação porque proporciona aminoácidos, enzimas e ácidos graxos sem encher a pessoa de sódio, como ocorre com alguns soros.

2 Ajuda com a perda de peso

A água de coco engorda? Se esta pergunta se passa pela sua cabeça, pode ficar tranquilo que vamos desvendar esse mistério.

Infelizmente a água de coco não contém nenhuma substância que te faça de fato perder peso, mas é uma alternativa incrível substituir outras bebidas que enchem seu corpo de calorias e açúcares. Possui poucas calorias, é rica em nutrientes e suprime o apetite, já que contém um alto teor de fibras.
Em outras palavras, pode continuar bebendo água de coco tranquilamente, sem temer ganhar uns quilinhos a mais.

3 Tem propriedades antienvelhecimento e ajuda a prevenir o câncer

Pesquisas recentes mostram que as citocininas da água de coco como a cinetina e trans-zeatina, têm propriedades antienvelhecimento e ajudam a prevenir o câncer à trombose. Além disso, é geralmente rica em antioxidantes, que evitam os efeitos nocivos dos radicais livres e previne o envelhecimento precoce da pele e o desenvolvimento de células cancerígenas.

A água de coco mantem a pele hidratada e limpa, já que ajuda a eliminar o excesso de gordura excessiva do corpo.

4 Combate à fadiga e o estresse

Os eletrólitos presentes na água de coco, como o magnésio e o potássio, também são responsáveis pela redução da fadiga, o estresse e mantém os músculos relaxados. O magnésio atua diretamente sobre o sistema nervoso parassimpático, que ajuda a relaxar e produz serotonina, um hormônio que cria a sensação de bem estar.

5 Facilita a digestão

Por ser rica em fibra, a água de coco ajuda a regular o processo de digestão e diminui a possibilidade de refluxo. Além disso, uma alimentação rica em fibra retarda a absorção de carboidratos, o que ajuda na dieta e mantém a sensação de saciedade durante mais tempo.

6 controla a pressão

Um estudo realizado em 2005 constatou que depois de consumir água de coco durante duas semanas, a pressão arterial sistólica diminui em uns 71% a mais que beber somente água, cuja pressão arterial diastólica diminui em uns 29%. Isto se deve principalmente a alta quantidade de potássio presente na bebida.

Por outro lado, uma quantidade de eletrólitos muito alta pode aumentar a pressão arterial, algo que é habitual e um perigo das bebidas energéticas. A água de coco proporciona uma quantidade adequada destes eletrólitos, ajudando a equilibrar sua presença no corpo.

7 Melhora o funcionamento do cérebro e o sistema nervoso

Como já foi dito, a água de coco é rica em potássio, que é essencial para o cérebro e a função do sistema nervoso. Um copo de água de coco oferece 13 do potássio que o corpo necessita em um dia.

8 Ajuda na prevenção da asma, diabetes e osteoporose

Dentre os nutrientes que a água de coco proporciona, é o magnésio que possui propriedades que previnem doenças como a asma, a diabetes e a osteoporose. Estudos apontam que só 32% das pessoas consomem a quantidade necessária de magnésio para manter-se saudável. Um copo de água de coco proporciona 14% do que o corpo necessita para cada dia.

9 Desintoxica

Para desintoxicar o copo é necessário muita água e certos nutrientes. Se o corpo não pode fazer esta limpeza, as toxinas causam problemas graves no fígado, rins e na pele, entre outros órgãos. Além de ser uma fonte incrível de água 94% (como já mencionamos), água de coco tem um perfil eletrolítico muito similar ao sangue humano, por isso repõe rapidamente os fluidos corporais e ajuda a eliminar toxinas.

10 Acelera o metabolismo

Outro benefício da água de coco para a saúde é que ela acelera o metabolismo. Isto ocorre devido à presença de enzimas bioativas como as fosfatase ácida, catalase, desidrogenase, diastase, peroxidase, RNA polimerases, etc. Um metabolismo rápido significa que o corpo queima calorias mais rápido, evitando que se acumule muita gordura.

11 Equilibra o colesterol

De acordo com as pesquisas a água de coco ajuda a aumentar o colesterol bom (HDL). Um estudo de 2006 constatou que ratos que bebiam água de coco tinham menos probabilidades de sofrer um ataque do coração. Isto acontece principalmente porque a água de coco diminui o colesterol mau (LDL). Por outro lado, quando os ratos sofriam um ataque cardíaco, a bebida os ajudava a se recuperar mais rapidamente graças seu teor de potássio, cálcio e magnésio.

12 Cuida dos rins

Por ser um diurético natural, a água de coco previne as infecções do trato urinário e os cálculos renais, pesquisadores filipinos constataram que consumir água de coco três vezes na semana reduz o tamanho das pedras nos rins e a necessidade de uma cirurgia.

13 Atividades físicas

Se você pratica uma atividade física, a água de coco te ajudará a manter a hidratação do corpo, especialmente nos dias quentes. Ela repõe os eletrólitos (minerais) perdidos pela transpiração, evitando câimbras e, portanto melhorando o rendimento físico. Esta reposição dos minerais será mais eficiente que tomar água normal.

Contraindicações e efeitos secundários da água de coco

contraindicacoes da agua de coco

A água de coco muitas vezes é considerada como uma bebida alternativa e saudável no lugar de outros sucos, já que as pessoas assimilam seu sabor suave a não possuir muito açúcar. Mas, infelizmente é totalmente falso, já que um copo de água de coco pode chegar a conter 6,26gr de açúcar, o que equivale a uma colher de chá e meia de açúcar.

Então tomar água de coco em excesso pode ser prejudicial se você cuida de seu consumo de açúcar ou se sofre de diabetes. Fique atento a este detalhe.

O excesso de açúcar no sangue pode ocasionar problemas cardíacos, sobrepeso, doenças cardiovasculares, artrite e também alterações nos níveis do sangue.

Lembrando que, se consumida de maneira normal a água de coco não irá trazer problemas a saúde.

Agua de coco natural ou industrial processada?

No processo de industrialização das marcas mais conhecidas, há pouca perda nutricional, os minerais permanecem os mesmos e a única vitamina que pode se perder é a C, porque é mais sensível. No processo de industrialização também existe a adição de conservantes, que muitas pessoas preferem evitar.

Falando de um modo geral a água de coco processada contém praticamente todos os benefícios que a natural, porém a adição de conservantes torna a água de coco natural a melhor escolha.

Mascara com água de coco para hidratar o cabelo

Já sabemos que é uma delicia beber água de coco, rica em vitaminas e minerais, como potássio, mas que tal usa-la no cabelo? Pensando nisso trouxemos algumas receitas de mascara capilar com água de coco:

Mascara para devolver o brilho ao cabelo

mascara para devolver o brilho ao cabelo

  • – Misture água de coco com a polpa do coco verde durante 1 minuto no liquidificador
  • – Aplique no cabelo e deixe agir por 20 minutos, em seguida lave normalmente

Mascara para cabelo muito danificado

mascara para cabelo muito danificado

  • – Misture a água de coco com a polpa do coco verde (se quiser pode adicionar um pouco de óleo de coco)
  • – Aplique a mascara no cabelo, deixe agindo durante 20 minutos, enxague e faça um enxague final com água de coco gelada

O cabelo fica nutrido, hidratado e recupera seu aspecto saudável. Também você pode usar esta outra receita:

  • – Depois de lavar o cabelo com shampoo de seu gosto
  • – Aplique uma mascara hidratante e enxague bem
  • – Molhe o cabelo com água de coco (como enxague final)

Dica: Se seu cabelo é seco, aplique a água de coco como um leave-in e deixe que seque naturalmente. Use também para minimizar os efeitos da piscina, do mar e do sol. Aplique água de coco no cabelo varias vezes se estiver na piscina ou na praia. Depois é só lavar os fios como de costume.

Não se esqueça de que a água de coco deve ser natural, as industrializadas que vendem nos supermercados não funcionam.

Conclusão

Agora que você sabe que a água de coco, além de refrescar, proporcionar nutrientes e minerais que colaboram para um bom funcionamento do corpo. Ou seja, é uma boa opção para nossa dieta diária, experimente principalmente o suco detox com água de coco, tenho certeza que irá amar.

Este artigo te ajudou?

  • +3 curtiram
  • 0 não curtiram

  

(texto)
Fonte/Autor do Conteúdo Postado

Comente com seu Facebook

Deixe um Comentário