Saúde e Curas Pela Natureza

16 receitas de caldo de legumes caseiro para se livrar dos industrializados

16 receitas de caldo de legumes caseiro para se livrar dos industrializados

(texto)

Foto: Reprodução / Cozinha Dal Bó

Na correria no dia a dia, e para garantir mais praticidade, a maioria das pessoas recorre ao uso dos caldos prontos em cubinhos ou sachês na hora de cozinhar. Porém, não é mais segredo para ninguém que esses produtos industrializados contêm inúmeros ingredientes prejudiciais à saúde, como, por exemplo, muito sódio, gordura, corantes e intensificadores de sabor.

Sendo assim, não há dúvidas: fazer caldos em casa é a melhor opção. Além de ser muito mais saudável, um caldo caseiro valoriza suas preparações sem “mascarar” o sabor delas.

No caso do caldo de legumes em especial, versatilidade é palavra-chave! Afinal, ele pode ser usado em diversas preparações, como risotos, sopas, molhos e até para cozinhar leguminosas. Além disso, pode ser feito de 1001 maneiras diferentes, pois você pode ir alterando o sabor, acrescentando ervas e/ou os legumes que preferir.

Outro ponto superpositivo é o fato de o caldo de legumes caseiro ser econômico. Além de render bastante, você consegue reaproveitar alimentos que já tem em casa e/ou que iam ser jogados fora, como por exemplo, talos e folhas.

Você pode ainda fazer o caldo de legumes caseiro em grande quantidade e congelá-lo em pequenas porções – o que facilitará muito suas preparações no dia a dia! Então, inspire-se abaixo com deliciosas receitas!

1. Caldo de legumes básico

Foto: iStock

A receita rende um litro e é uma opção muito mais saudável e gostosa do que os caldos comprados prontos. Depois de pronto, você pode separar o quanto vai usar e congelar o restante em forminhas de gelo. Veja a receita completa.

2. Caldo de legumes improvisado

Foto: iStock

A dica é utilizar partes de alimentos que você tem em casa e que provavelmente iriam para o lixo, como, por exemplo, talos de folhas de aipo, salsão, brócolis, ervas variadas. Você pode ainda acrescentar pedaços de legumes como abobrinha, tomate e outros.Confira o passo a passo.

3. Caldo de legumes e parmesão

Foto: Reprodução / Cozinha Dal Bó 

Um caldo cheio de sabor, ótima opção para vegetarianos inclusive. Você usará cebolas, salsão, cenouras, água, alho, queijo parmesão, salsinha, folhas de louro, grãos de pimenta-do-reino e sal. Aprenda os .

4. Caldo de legumes com cravo-da-índia

Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

O rendimento da receita é de 2 litros a 2,5 litros. Mas você pode deixar o seu caldo apurar mais para ficar bem concentrado e colocar em forminhas de gelo, para usar sempre que desejar com muito mais facilidade! Veja como preparar.

5. Caldo de legumes com cenoura, salsão e noz-moscada

Foto: Reprodução / Panela de Barros

Fácil de fazer, é basicamente misturar tudo na panela, ferver por mais ou menos uns 30 minutos e pronto. Nesta receita, você usará talos folhas de salsão, cebola, cenoura, entre outros ingredientes fáceis. Acesse a receita completa.

6. Caldo de legumes com cenoura e alho-poró

Foto: Reprodução / Tempero Alternativo 

Receita simples e básica. Mas você pode também acrescentar outros ingredientes, como salsão, sálvia, salsinha, manjericão e tomilho, por exemplo. A dica é utilizar sobras de legumes e hortaliças que seriam jogados fora. Aprenda.

7. Caldo de legumes com cenoura, salsão e alho-poró

Foto: Reprodução / Prapapá

Uma ótima e econômica opção de caldo de legumes que se pode fazer em casa e guardar na geladeira por mais ou menos uma semana. É feito sem adição de óleo e fica leve e gostoso, apenas com o sabor dos legumes e temperos. Veja o modo de preparo.

8. Caldo de legumes com cenoura, tomate e salsão

Foto: Reprodução / Panelaterapia 

Uma receita fácil em que você utilizará apenas cebolas, alho, salsão, tomate, ervas, folha de louro, cenoura, cravo-da-índia e água. O resultado é um caldo versátil e saboroso! Saiba como prepará-lo.

9. Caldo de legumes com cenoura, batata baroa, alho-poró e salsão

Foto: Reprodução / Prapapá

Mais uma ótima maneira de fugir dos caldos industrializados. Você usará cenoura, batata baroa, alho-poró, aipo, tomilho, louro, salsa e água. Mas você pode usar também outros ingredientes que tem em casa! Veja o vídeo da receita completa.

10. Caldo de legumes com cebola, cenoura, talo de brócolis e salsão

Foto: Reprodução / Temperando

Entre os caldos caseiros, o de legumes é o mais simples de se fazer, pois leva menos tempo de cozimento, cerca de 45 minutos… E esta receita em especial, garante muito sabor aos pratos, vale a pena anotar! Os detalhes você acessa neste link.

11. Caldo de legumes com tomate, alho-poró, pimentão e cheiro-verde

Foto: Reprodução / Pimenta e Sal 

Além desses ingredientes principais, você usará pimentão, alho e cebola. Deverá cortar tudo grosseiramente e levar para uma panela grande com água. Depois que ferver, deverá deixar cozinhar por uma hora. Uma receita fácil e cheia de sabor. Aprenda!

12. Caldo de legumes sem sal

Foto: Reprodução / Gordelícias

O único trabalho que você vai ter é o de higienizar os ingredientes e colocar tudo na panela e deixar cozinhar! A dica é incrementar seu caldo com tomilho fresco, cravo-da-índia, anis estrelado, manjerona e outros temperos. Veja como preparar.

13. Caldo de legumes concentrado

Foto: Unsplash

Basta levar ao fogo uma panela grande com três litros de água e os ingredientes escolhidos picados grosseiramente. Nesta receita, a dica é usar cebola, cenoura, talos e ramos de salsão, folhas de louro, alho, grãos de pimenta e salsinha. Acesse o passo a passo.

14. Caldo de legumes com muitas ervas aromáticas

Foto: Reprodução / Prato Fundo 

A receita rende até dois litros. Você usará folhas de alho-poró, alho, cebola, cenoura, bouquet garni (talos de salsinha e ramos de alecrim), folha de louro, cravo-da-índia, especiarias e água. Os detalhes da receita você encontra aqui.

15. Caldo de legumes incrementado

Foto: iStock

Receita que rende quatro litros. Você usará óleo, cenoura, salsão, cebola, alho, tomate, alho-poró, cravo-da-índia, talos de salsinha, folha de louro, pimenta-do-reino, erva-doce e água. Confira como fazer essa versão.

16. Caldo multicolorido

Foto: iStock

A beterraba dá um toque especial a este caldo. Além dela, você usará abobrinha, cenoura, salsinha, mandioquinha, salsão, cebola, alho, orégano, pimenta-do-reino, tabasco e água. Saiba como preparar em casa.

Sim, preparar o caldo de legumes exige certo tempo! Mas, com certeza, vale cada minuto investido, afinal, além de ser mais saudável, deixa as preparações muito mais gostosas. Por isso, a dica é fazer o caldo de legumes em grande quantidade, armazenar em potinhos ou forminhas de gelo e congelar para ter à sua disposição no dia a dia!

(texto)
Fonte/Autor do Conteúdo Postado

Comente com seu Facebook

Deixe um Comentário