Saúde e Curas Pela Natureza

6 EXCELENTES motivos para consumir essa fruta

6 EXCELENTES motivos para consumir essa fruta

(texto)

Foto: iStock

O cantaloupe é um melão de casca esverdeada e polpa laranjinha, que apesar de não ser tão lembrado quanto o melão amarelo, oferece muitos benefícios para nossa saúde.

Conheça mais sobre o melão cantaloupe e reúna motivos para adicioná-lo na sua listinha de frutas favoritas!

6 benefícios incríveis do melão cantaloupe

Foto: iStock

O cantaloupe é rico em vários nutrientes importantes para a saúde. Confira porque você deve dar uma chance para ele:

1. Betacaroteno de sobra

Segundo estudos, o melão cantaloupe possui uma quantidade betacaroteno similar a da cenoura, o que significa que ele fornece muita vitamina A para o organismo, ajudando no combate aos radicais livres, na saúde dos olhos e no sistema imunológico.

Comparando com mangas, pêssegos, tangerinas, nectarinas e outras frutas de coloração amarela/laranja, o cantaloupe se destaca!

2. Ajuda a repor sua vitamina C

A vitamina C atua na produção de colágeno, no combate aos radicais livres e no fortalecimento do sistema imunológico. Por não ser produzida pelo organismo, é preciso contar com fontes alimentares para sua manutenção.

São 36,7 mg de vitamina C a cada 100g de melão cantaloupe, sendo que a quantidade diária recomendada para se manter os níveis dessa vitamina no organismo é de 90 mg para homens e 75 mg para mulheres.

3. Tem bastante água em sua composição

Consumir frutas ricas em água é uma ótima maneira de se manter hidratada, o que traz benefícios para o funcionamento geral do corpo. Além disso, a água na composição também significa que o melão cantaloupe é pouco calórico. São somente 34 calorias em uma porção de 100g (1).

4. Pode evitar doenças cardíacas

O cantaloupe é rico em folato, um ácido derivado da vitamina B9 que, por sua vez, atua no controle dos níveis de homocisteína no sangue. Um alto índice de homocisteína pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares e do coração.

5. Previne defeitos neurológicos de nascimento

Novamente por conta do ácido folato, o melão cantaloupe pode ser aliado das futuras mamães. Ele atua no processo de formação e maturação das hemácias e dos leucócitos na medula óssea, influenciando no desenvolvimento saudável do feto.

6. Fornece fibras e muitos outros nutrientes

O cantaloupe também oferece, em quantidades relativamente significativas:

  • potássio
  • fibras
  • cálcio
  • magnésio
  • selênio
  • vitamina K
  • fósforo
  • proteínas
  • ferro
  • manganês

E aí, convencida a provar essa belezinha? Bons motivos não faltam!

Como escolher um melão cantaloupe?

Foto: iStock

Talvez agora você esteja pensando: “Nossa, quantos benefícios! Mas, como saber qual melão escolher na hora da feira?” É simples!

  • Escolha um melão de casca bonita (sem furos ou manchas);
  • Ele deve ser firme (mas não duro) e ligeiramente pesado;
  • Balance o melão perto do ouvido e, caso escute as sementes chacoalhando, sinal que está maduro;
  • Caso compre cortado, verifique se a polpa tem um tom laranja claro, sem regiões verdes.
    • 4 receitinhas com melão cantaloupe para você provar

      Foto: iStock

      Depois de aprender a escolher o seu melão, que tal conferir algumas ideias para consumi-lo?

      1. Risoto de camarão com presunto parma e cantaloupe: uma combinação de sabores elegante e única, perfeita para servir em ocasiões especiais. O preparo exige tempo e paciência, mas o resultado é digno de chefe!

      2. Salada de macarrão com cantaloupe: uma opção simples, saudável e fresquinha para os dias mais quentes. A lista de ingredientes é simples, incluindo o cantaloupe, iogurte natural, macarrão, queijo branco, presunto, milho, mel, limão e temperos.

      3. Vitamina de cantaloupe com banana: que tal uma bebida cheia de sabor e benefícios para começar bem o dia? Com três fatias de melão, uma banana, água, hortelã e um liquidificador, você pode fazê-la em 5 minutos!

      4. Picolé de cantaloupe e hortelã: de novo a combinação do cantaloupe com a hortelã garantindo muito frescor. Nessa receita você prepara uma caldinha de açúcar, adiciona a hortelã nela e bate a calda e o melão no liquidificador. Então, basta esperar o picolé congelar para se deliciar!

      Depois disso, é só correr para o mercado ou para feira atrás do seu melão cantaloupe amigo!

(texto)
Fonte/Autor do Conteúdo Postado

Comente com seu Facebook

Deixe um Comentário