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6 ótimos motivos para incluí-lo na sua alimentação

6 ótimos motivos para incluí-lo na sua alimentação

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Rabanete. Há quem ame, há quem odeie… Mas é impossível que seu consumo passe despercebido, afinal, ele tem sabor peculiar e uma cor linda, que costuma enfeitar muitas saladas!

A nutricionista Regina Teixeira comenta que o rabanete é um tubérculo com coloração avermelhada e parte interna branca. “Possui sabor peculiar, picante e ácido, é pouco calórico e rico em fibras, proteínas, cálcio, magnésio, dentre outras vitaminas e minerais”, acrescenta.

Para se ter ideia do quanto o rabanete é nutritivo, a nutricionista cita sua composição: 100 g de rabanete contêm 16 kcal; 3,4 g de carboidrato; 0,7 g de proteínas; 0,1 g de gorduras e 1,6 g de fibras. Além de ser rico em fibras, o tubérculo tem propriedades diuréticas e antioxidantes. Então, se ainda não fez isso, vale a pena incluir o rabanete na sua dieta!

6 benefícios do rabanete para a saúde

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Conheça os principais benefícios provenientes do consumo do rabanete:

1. Aliado na perda de peso: Regina comenta que o rabanete é um bom aliado para quem quer perder peso, já que é fonte de fibras (promove sensação de saciedade), tem poucas calorias e índice glicêmico baixo (não causando picos de glicose no sangue), entre outras propriedades importantes.

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2. Poder diurético: a nutricionista destaca que o rabanete auxilia no emagrecimento também por seu poder diurético, além de ajudar a prevenir o surgimento de infecções nos órgãos e sistema urinário.

3. Aliado do coração: Regina explica que o rabanete é ainda um bom aliado na saúde cardiovascular, uma vez que possui antocianinas, excelente antioxidante.

4. Fonte de fibras: de acordo com a nutricionista, como é rico em fibras, o rabanete ajuda no bom funcionamento do intestino.

5. Mais imunidade: o consumo de rabanete, destaca Regina, ajuda também na imunidade, já que ele é rico em vitaminas (como, por exemplo, a vitamina C) que ajudam a defender o corpo humano.

6. Mais beleza para a pele: Regina explica que o rabanete possui um alto teor de água, além de ser rico em vitaminas, zinco e fósforo – o que o torna aliado na saúde e beleza da pele.

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Vale lembrar que, para usufruir de todos esses benefícios, é importante consumir o rabanete regularmente e associado a uma alimentação saudável e equilibrada.

Receitas saborosas e nutritivas com rabanete

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O rabanete pode ser usado em saladas, recheios de tortas, omeletes, sopas, entre outras opções… É só usar a criatividade! Inspire-se com algumas sugestões:

1. Picles de rabanete: uma receita simples e fácil de adaptar. Os temperos que darão sabor ao picles ficam a seu gosto… Alguns exemplos são pimenta-do-reino, cominho e coentro em semente, ervas secas, dente de alho e cebola.

2. Salada de rabanete com molho de laranja e gergelim: se você quer fazer uma salada diferente com rabanetes, deve experimentar esta sugestão! Além dos rabanetes, você usará laranja, limão, salsinha picada, gergelim tostado, azeite de oliva extravirgem, sal e pimenta.

3. Salada grega com grão-de-bico e rabanete: ótima entrada para um almoço em família. Refrescante e cheia de sabor! Você vai precisar de grão-de-bico, pepino, tomate cereja, rabanete, azeitona, salsa fresca e hortelã fresca.

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4. Rabanete com grão, feta e pecã: trata-se de uma salada que tem o rabanete como protagonista visual em meio à cevadinha e arroz integral, e com todo o apoio do sabor do feta, das pecãs e das ervas.

5. Rabanete assado com dill e feta: uma maneira bem diferente de se servir rabanete. Além dele, você usará minicebolas (ou cebola roxa fatiada), dill picado, queijo feta, azeite, sal e pimenta.

6. Salada de rúcula com rabanetes e cebola roxa: uma combinação fácil, mas que reúne cores e sabores deliciosos. Para temperar, você usará apenas azeite de oliva extravirgem, limão, sal e pimenta-do-reino. Ótima dica para a saladinha do dia a dia!

7. Salada de rabanete e brócolis: nesta receita, o brócolis é feito no micro-ondas… Basta você colocá-lo devidamente higienizado num saquinho plástico e levar ao micro-ondas por um minuto e meio. Ele vai ficar no ponto e com uma cor incrível. Depois é só incluir o rabanete picado e os outros ingredientes e temperar.

8. Salada de macarrão com rabanetes: colorida e saborosa… Boa dica para um almoço de domingo de verão! O preparo é muito simples e a receita rende quatro porções.

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9. Sanduíche de ricota com rabanete: uma combinação certa de ingredientes! Você usará apenas pão de forma integral sem casca, pasta de ricota, rúcula ou agrião, rabanete com casca, sal, pimenta e cebolinha.

10. Shitake fresco refogado com rabanetes e broto de trevo: ótima opção para um jantar diferente, rápido e saudável. Você usará apenas shitake fresco, rabanetes, nhoque semipronto, broto de trevo, cebolinha fresca, shoyu, alho, azeite de oliva e sal.

Agora você já sabe que não precisa, necessariamente, ficar sempre naquela “saladinha básica”… É possível incluir o rabanete em deliciosas receitas!

Contraindicações e alertas sobre o consumo

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Regina explica que a maior contraindicação é apenas em relação à intolerância ao rabanete. “Ele pode, em alguns casos de sensibilidade, causar flatulência, indigestão… Além disso, pessoas com úlcera e gastrite também devem reduzir seu consumo”, diz.

Mas, para quem não tem nenhum tipo de sensibilidade ao consumo de rabanete, claro, vale muito a pena incluí-lo na dieta! Agora você já tem bons motivos para isso e inspirações de receitas!

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