Gerais sobre Natureza/Ambiente

8 motivos para tomar esta decisão

Mulher estressada no trabalho

(texto)

Não é segredo para ninguém que começar a se exercitar é uma das melhores decisões que podemos tomar para ter um equilíbrio físico, mental e emocional.

Apesar disso, muitas pessoas levam um estilo de vida sedentário e não encontram tempo para ir à academia ou para praticar esportes.

Embora não possamos negar que a manutenção de uma rotina de atividade física pode ser complexa, vale a pena ter força de vontade para começar e receber recompensas importantes.

Independentemente da idade ou da condição física, as atividades esportivas promovem o bem-estar, aliviam o estresse e, de fato, ajudam a prevenir doenças.

Você ainda não segue uma rotina de exercícios físicos? A seguir, compartilhamos 8 razões pelas quais vale a pena começar a se exercitar regularmente.

Motivos para começar a se exercitar

1. Reduz o estresse e a ansiedade

Mulher estressada no trabalho

Durante o exercício físico temos a oportunidade de nos desconectarmos das atividades de trabalho, obrigações domésticas e, de modo geral, de todas as situações que podem gerar estresse e ansiedade.

Isso, somado à sua capacidade de aumentar a liberação de serotonina e endorfinas, convertese em um tranquilizante natural contra a tensão e os desequilíbrios do sistema nervoso.

2. Aumenta a autoestima

Todas as atividades esportivas podem se tornar uma competição saudável com você mesmo. Assim, alcançar os objetivos e melhorar dia após dia traz um sentimento de orgulho que aumenta a autoestima e a autoconfiança.

Além disso, também nos beneficiamos a nível estético, uma vez que a pele e o corpo melhoram visivelmente sua aparência e aumentam nossa segurança.

3. Acelera o metabolismo

Mulher se pesando na balança

Em conjunto com uma dieta saudável, o exercício é um dos principais pilares para manter o metabolismo ativo e, com isso, um peso equilibrado.

Sua prática diária aumenta o gasto de energia e ajuda a eliminar os depósitos de gordura localizados em diferentes áreas do corpo.

Por sua vez, muitas das atividades são fundamentais para construir e fortalecer a massa muscular, o que permite ter uma aparência mais magra e tonificada.

4. Melhora a capacidade do cérebro

Embora nos concentremos no trabalho físico, o esporte equilibra o corpo e a mente, proporcionando benefícios interessantes para a saúde do cérebro.

  • Por exemplo, a coordenação na execução de atividades e o fato de ter que seguir uma sequência serve como treinamento para o cérebro.
  • Por outro lado, por otimizar o fluxo sanguíneo, a oxigenação das células cerebrais aumenta e, devido a isso, melhora o desempenho mental e a concentração.

5. Benefícios na área sexual

Casal se divertindo na cama

O exercício físico regular pode beneficiar vários aspectos na área sexual. Uma vez que melhora a autoconfiança, dá origem à liberdade durante o ato sexual com o parceiro.

Fisicamente, aumenta nosso nível de energia, resistência muscular e flexibilidade, fatores que, de alguma forma, favorecem as relações sexuais prazerosas.

6. Previne doenças cardiovasculares

Independentemente de ter ou não fatores de risco para doenças cardiovasculares, o exercício pode ajudar a fortalecer a saúde cardíaca, circulatória e arterial.

Sua prática está relacionada ao controle dos níveis elevados de colesterol e à prevenção de doenças crônicas como insuficiência cardíaca e ataque do coração.

7. Fortalece as articulações e os ossos

Pessoa com dor no joelho

As pessoas que se exercitam têm um menor risco de sofrer de problemas articulares e ósseos.

Este hábito ajuda a manter os processos inflamatórios do corpo em equilíbrio e, por fortalecer os músculos, ligamentos e tendões, evita lesões e desgaste nessas estruturas corporais.

Claro, é importante manter uma boa postura ao executar os movimentos, caso contrário, pode ter o efeito oposto.

8. Previne o envelhecimento precoce

Sempre ouvimos que o exercício é a pílula antienvelhecimento mais eficaz que existe. Os seus benefícios no organismo impedem a deterioração precoce dos tecidos e, por prevenir o desenvolvimento de doenças, aumenta os anos de vida.

Ao colocá-lo em prática, as funções do metabolismo, a circulação e o sistema linfático são ativados e, em conjunto, trabalham para manter as células saudáveis ​​e protegidas contra os efeitos nocivos das toxinas.

Qualquer tipo de atividade esportiva ajuda a desintoxicar o corpo e, com isso, também evita o aparecimento de rugas e sinais de envelhecimento na pele.

Pare de inventar desculpas! Se você começar a se exercitar, com alguns minutos todos os dias já poderá começar a aproveitar todos os benefícios mencionados aqui.

Se você não estiver acostumado, comece devagar, de forma gradual, até sentir que não consegue mais ficar sem fazer atividade física.

(texto)
Fonte/Autor do Conteúdo Postado

Comente com seu Facebook

Deixe um Comentário