Remédios Caseiro / Naturais

Abacaxi faz mal ao fígado? Descubra!

O abacaxi faz bem ao fígado pois ajuda o sistema digestivo a trabalhar melhor

(texto)

Muitas pessoas disseminam com toda a certeza do mundo que o abacaxi faz mal para o fígado. Talvez essa suposição tenha nascido devido a acidez da fruta, que pode causar azia, queimação e até mesmo ânsia de vômito em algumas ocasiões. Entretanto, quem acha que isso é verdade, se engana! Na verdade, o abacaxi faz bem ao fígado.

Os nutrientes encontrados no abacaxi ajudam no funcionamento do sistema digestivo, além de contribuir no fortalecimento do sistema imunológico. E não é a toa que muita gente gosta de comer uma rodela de abacaxi após as refeições. Elas estão facilitando o processo digestivo dessa forma.

As propriedades benéficas dessa fruta também podem ser ingeridas através de receitas naturais com o seu uso. Descubra os benefícios do abacaxi para o fígado e para o organismo em geral.

Benefícios do abacaxi para o sistema digestivo

O abacaxi faz bem ao fígado pois ajuda o sistema digestivo a trabalhar melhor

Por ser digestiva, essa fruta é indicada para compor sobremesas (Foto: depositphotos)

O abacaxi possui uma potente enzima chamada bromelina. Essa substância ajuda na digestão, assim como a desobstruir o fígado das gorduras e toxinas acumuladas.

É uma excelente pedida para amenizar os efeitos da gordura de churrascos, por exemplo. É um fruta rica em água e fibras, que ajuda tanto a facilitar a digestão quanto o funcionamento do intestino.

Possui vitamina C, que ajuda na imunidade do corpo, assim como vitaminas B1 e A. O abacaxi pode ser usado no tratamento de vários problemas, graças as suas propriedades anti-inflamatórias e antibióticas.

Veja também: Abacaxi faz mal para hemorroida? Quais alimentos evitar?

É muito recomendado para o tratamento de gripes e resfriados. Também ajuda a depurar o sangue, procedimentos que auxilia no tratamento e cicatrização de feridas e furúnculos.

Como diminuir a acidez do abacaxi

A acidez do abacaxi atrai alguns paladares, mas é também um dos fatores que afasta essa fruta da dieta de muitas pessoas. Trata-se de uma fruta com tanta acidez que pode causar aftas na boca de pessoas com imunidade debilitada.

Uma das dicas para diminuir a acidez do abacaxi e facilitar o seu consumo de forma natural é colocando um pouco de sal fino na fruta e deixar agir de 5 a 10 minutos. O sal é capaz de absorver parte da acidez e seu gosto pode ser quase imperceptível para o sabor da fruta.

Outra dica é consumir, ao invés da fruta natural, o suco da polpa da mesma. A diluição da polpa na água ou com outras frutas é capaz de reduzir consideravelmente a acidez do abacaxi. Confira as principais receitas.

Veja também: Abacaxi faz mal para os rins? Fique sabendo!

Receitas de sucos de abacaxi

Unindo ao abacaxi outros ingredientes é possível reforçar ainda mais seus efeitos positivos para a saúde

O suco de abacaxi é um dos mais apreciados, principalmente quando combinado com hortelã (Foto: depositphotos)

Abacaxi com hortelã

Esta é uma das combinações mais populares e conhecidos do suco de abacaxi. Inclusive, é possível encontrar facilmente no mercado polpas industrializadas de abacaxi que já são vendidas com hortelã. Mesmo assim, prefira o suco feito com ingrediente frescos e naturais.

Para prepará-lo, comece cortando um abacaxi inteiro em rodelas e leve ao liquidificador. Descasque a fruta bem antes disso. Acrescente uma xícara de água e duas colheres (de sopa) de hortelã cortada. Bata, coe e sirva com gelo.

A receita rende uma jarra grande de suco, que pode ser guardada e conservada na geladeira por até dois dias.

A hortelã tem entre seus nutrientes as vitaminas A, B e C, além de minerais como ferro e fósforo. Ajuda na prevenção e combate a gripes e resfriados, tem efeito analgésico e ajuda na digestão dos alimentos. A receita ainda contribui ainda mais para o funcionamento do fígado.

Abacaxi com melancia

Essa é outra opção muito recomendada para “quebrar” a acidez do abacaxi. Além disso, este é um suco conhecido por ser muito saboroso e refrescante.

A receita é fácil e rápida. Descasque e corte em rodelas meio abacaxi, faça o mesmo com ⅔ de uma melancia (lembre de tirar as sementes). Bata tudo e sirva gelado. Não precisa coar.

Veja também: Suco de casca de abacaxi ajuda a emagrecer

A água presente na melancia é bastante neutra, o que diminui a acidez do abacaxi. Quando o sabor não é neutro, pelo menos é doce, o que também ajuda muito a potencializar o sabor de ambas as frutas.

Beterraba e abacaxi

Esse suco é nutritivo e bonito, além de refrescante e uma ótima opção de bebida para dias quentes de verão.

Para prepará-lo é muito simples: Bata meio abacaxi descascado e meia beterraba no liquidificador. A mistura vai ficar com uma coloração rosada muito bonita. Coe e sirva gelado. Você pode adicionar água se achar o suco muito grosso, mas ambas são frutas ricas em líquido, então provavelmente não será necessário.

Abacaxi com melão

O sabor cítrico do abacaxi é quase que anulado quando misturado com gosto suave do melão. Eles compõem, dessa forma, um suco ótimo para dias quentes, além de ser uma boa opção para se hidratar depois de treinos de musculação e exercícios cardiovasculares, como corridas e aeróbica.

Bata no liquidificador meio abacaxi descascado, meio melão e meio copo de água. Coe e sirva com gelo. Para fazer mais suco, você pode dobrar as medidas proporcionalmente.

Veja também: Prepare um delicioso mousse de abacaxi com raspa de limão e hortelã

(texto)
Fonte/Autor do Conteúdo Postado

Comente com seu Facebook

Deixe um Comentário