Remédios Caseiro / Naturais

Como eliminar mau cheiro de lixo

O primeiro passo para eliminar mau cheiro de lixo é higienizá-lo bem

(texto)

Sabia que é possível eliminar o mau cheiro de lixo? Na hora de arrumar a casa e deixá-la com aquele cheirinho bom de limpeza, toda dica é válida, certo? Quando o assunto é aquele cheiro de lixo que geralmente pode ser identificado na cozinha ou banheiro, é bom que você saiba que ele tem solução.

A partir de dicas simples, é possível sumir de vez com aquele odor desagradável que geralmente fica nos lixeiros. Isso acontece devido à decomposição do lixo, que em alguns casos, forma aquele líquido, também conhecido por chorume.

Além do mais, o fato do lixeiro está sempre tampado também facilita o aparecimento do mau cheiro. Mas, a partir da leitura desse artigo, você vai ver que esse problema tem solução e está mais próximo do que você imagina.

4 dicas para eliminar mau cheiro de lixo

O mau cheiro de lixo aparece na lista como um dos piores identificados na cozinha. Isso acontece justamente pelo fato de tudo o que não presta ir parar lá dentro do lixeiro, desde restos de comida até outros ingredientes.

Uma boa saída para evitar esse cheiro é higienizar bem o lixeiro. Isso pode ser feito a partir de lavadas rápidas quando for trocar o saquinho. E por falar em saquinho, o uso dele é imprescindível. Por isso, evite colocar o lixo no lixeiro sem eles.

Além do mais, trocar sempre o saquinho do lixo é fundamental para evitar o cheiro ruim, já que ali dentro são depositados alimentos que podem entrar em decomposição e deixar toda a cozinha cheirando mal.

Mas, às vezes, somente isso não é o suficiente para acabar com o mau cheiro do lixo. Por isso, o Remédio Caseiro foi atrás de algumas dicas que vão ajudar você a resolver esse problema de uma vez por todas.

1- Lavar bem a lixeira

O primeiro passo para eliminar mau cheiro de lixo é higienizá-lo bem

Nunca esqueça de colocar o saco de lixo no lixeiro (Foto: depositphotos)

Caso a sua lixeira já esteja cheirando mal, a primeira dica é lavá-la bem. Para isso, use um pouco de detergente com água sanitária. Enxágue em água corrente, depois seque com papel toalha.

Antes de começar a colocar lixo novamente, não esqueça de usar aquela sacola plástica. Além de preservar a higiene da lixeira, facilita na hora de retirar o lixo.

Veja também: Resíduos caseiros: o melhor é reciclar ou jogar no lixo?

2- Bicarbonato do sódio

O bicarbonato de sódio é indicado para eliminar mau cheiro de lixo

O bicarbonato de sódio é referência quando o assunto é eliminar odores (Foto: depositphotos)

O bicarbonato de sódio é um dos ingredientes mais utilizados na cozinha quando o assunto é acabar com os cheiros desagradáveis. Isso acontece porque ele tem o poder de absorver esses odores.

Esse mesmo princípio pode ser utilizado no que se refere a acabar com o cheiro desagradável do lixo. Sendo assim, depois de higienizar a lixeira, coloque um pouco de bicarbonato de sódio, antes mesmo antes de colocar a sacola, no fundo do lixeiro.

3- Areia de gato

A areia de gato é uma opção para eliminar mau cheiro de lixo

A areia de gato evita que o mau cheiro exale pelo ambiente (Foto: depositphotos)

Se no lixeiro da cozinha você costuma descartar lixo orgânico, já deve ter percebido que a possibilidade dele soltar um pouco mais de água é maior do que quando se mistura com lixo seco, certo?

É justamente essa água que sai do lixo que fica impregnada no fundo da lixeira e causa aquele odor desagradável. Para tanto, você pode usar um pouco de areia de gato no fundo do baldinho de lixo.

O produto é usado para evitar que os excrementos dos felinos domésticos exalem mau cheiro. Agora lembre que, antes de seguir essa dica, higienize bem a lixeira. É importante trocar a areia de gato constantemente.

Veja também: Como eliminar odores da geladeira

4- Use limão

Para eliminar mau cheiro de lixo passe o limão por todo o lixeiro

Passar o limão serve tanto para lixeiro de cozinha como de banheiro (Foto: depositphotos)

O limão é uma fruta cítrica que também pode ser amplamente usada quando o assunto se refere a eliminação dos maus odores. E com a lixeira da cozinha, ele não foge a regra.

Para tanto, basta lavar a lixeira e secá-la com papel toalha. Depois, esprema meio limão na lixeira e deixe que ele seque naturalmente, antes de colocar a bolsa plástica. Isso vai criar uma espécie de camada protetora para evitar o mau cheiro do lixo.

Lembrando que essa dica vale também para os lixeiros do banheiro.

Dicas adicionais

Depois de ver conhecer todas essas dicas caseiras, que podem ser feitas sem que seja necessário você comprar nenhum ingrediente, agora você vai conhecer outras dicas que podem ser aplicadas para deixar o lixeiro perfumado.

Veja tambémComo tirar o cheiro de peixe da cozinha

Essa dica serve para quando você destampar o lixeiro, no lugar de sentir aquele cheiro ativo de lixo, vir o cheiro da sua escolha. A dica é passada pela facilitadora doméstica e personal organizer, Lucy Mizael, do site Dicas da Lucy.

Você vai precisar de papel toalha e óleo essencial de eucalipto ou da fragrância da sua preferência. “Para evitar que a lata do lixo fique fedendo, basta colocar um pedaço de papel toalha na lata e pingar umas gotas de óleo de eucalipto”, diz Lucy.

O óleo essencial de eucalipto pode ser usado no fundo do lixeiro

Aposte no óleo essencial de eucalipto para perfumar o lixeiro (Foto: depositphotos)

Ela explica que “o papel toalha ajuda absorver o ‘churume’ que escorre do saco e o óleo auxilia, soltando aroma do eucalipto e abafando o mau cheiro da lixeira”. Boa dica, certo?

Nas lixeiras do banheiro, onde o lixo colocado nela é basicamente seco, o cheiro do óleo essencial dura ainda mais. Caso seja da sua preferência, você ainda pode repor o óleo na medida que for trocando o saquinho plástico.

Veja também: Veja como remover o odor do cigarro dos dedos

Odores do ambiente

Para acabar com o cheiro de lixo que fica no ambiente, sobretudo depois que você cuidou da lixeira, uma dica bem simples é pegar um pouco de vinagre branco e colocar em um recipiente.

Deixe ele ali por algumas horas. Dentre as muitas vantagens apresentadas pelo vinagre quando o assunto é a limpeza, neutralizar os odores é uma delas. Por isso, vale a pena apostar nessa dica!

(texto)
Fonte/Autor do Conteúdo Postado

Comente com seu Facebook

Deixe um Comentário