Remédios Caseiro / Naturais

Conheça quais os usos do vinagre

O vinagre é um poderoso antifúngico sendo muito usado para a limpeza de geladeiras e fogões

(texto)

O vinagre é o tipo de produto multiuso que tem mil e uma utilidades. Fácil de encontrar em qualquer cozinha, a substância é capaz de servir como simples tempero de saladas a produto de beleza.

Repleto de propriedades que podem ser direcionadas para várias funções e tarefas, o vinagre é um dos itens que não podemos deixar faltar em casa.

Alguns dos “serviços” que o vinagre pode prestar são desconhecidos por boa parte das pessoas, que acabam usando-o apenas como tempero. Mas, devido ao seu custo-benefício, a utilização da substância pode ser muito melhor aproveitada.

O inúmeros usos do vinagre

Confira como você pode aproveitar o vinagre em várias tarefas do dia a dia:

O vinagre na limpeza

O vinagre é um poderoso antifúngico sendo muito usado para a limpeza de geladeiras e fogões

O vinagre tem a capacidade de eliminar odores (Foto: depositphotos)

O vinagre contém ácido acético, composto utilizado por grande parte dos produtos de limpeza vendidos no mercado. Mas calma! Isso não faz do vinagre um produto de limpeza completo, que não deve ser ingerido. Ele apenas possui algumas propriedades que podem ser aproveitadas para limpezas.

Uma das principais capacidades do vinagre na limpeza e higienização é a capacidade de eliminar odores. Muita gente acredita que isso acontece porque o vinagre tem cheiro forte, e o processo somente substitui o odor pelo cheiro do vinagre, mas isso vai muito além.

O vinagre tem propriedades antifúngicas (que elimina fungos) e antibactericidas, devido ao seu teor ácido. Quando diluído em água, seu cheiro desaparece minutos depois da limpeza, o que elimina a ideia de que ocorre uma substituição de odores.

É excelente para limpar interior de eletrodomésticos como fornos, geladeiras, freezers e micro-ondas, além de ser uma ótima pedida para limpar banheiros e janelas, higienizando bem esses locais.

Veja também: Como limpar os vidros com vinagre

Em móveis de madeira, o ácido acético do vinagre é capaz de diminuir riscos e proteger as superfícies do mofo e de cupins. É recomendável também para evitar o desenvolvimento de mofo em outros locais, como espaços úmidos e escuros.

Você pode criar o seu próprio composto de vinagre para limpar qualquer coisa. Misture duas xícaras de água com duas xícaras de vinagre, misture bem e coloque em um borrifador. Se preferir, pode adicionar alguns cravos da índia para potencializar a mistura.

Mas cuidado com o uso do cravo nesse composto, pois com ele não vai ser possível limpar algumas superfícies e tecidos, pois pode manchar.

O vinagre na alimentação

 O vinagre possibilita que o corpo absorva melhor os minerais trazidos nos alimentos

O vinagre é capaz de potencializar os nutrientes de várias comidas (Foto: depositphotos)

O vinagre pode ser também um grande aliado para uma boa nutrição. Consumido geralmente com saladas e em algumas receitas, o vinagre é capaz de potencializar os nutrientes de várias comidas.

Uma grande quantidades de verduras e legumes que consumimos trazem junto propriedades que dificultam a absorção de minerais. Essas propriedades são neutralizadas com o vinagre, portanto a substância ajuda para que o organismo receba melhor os minerais trazidos nos alimentos.

Veja também: Emagrecimento: faça o poderoso vinagre de maçã em casa

Além disso, o vinagre é antioxidante, que ajuda a combater agentes que causam o envelhecimento do corpo e organismo, além de fortalecer o sistema imunológico e prevenir alguns tipos de câncer.

É muito usado por diabéticos que possuem a diabetes tipo 2, uma vez que é capaz de neutralizar enzimas no estômago que são responsáveis por transformar carboidratos em açúcar (glicose).

Além disso, é recomendável para quem precisa controlar a hipertensão e os níveis de colesterol, pois possui nutrientes que equilibram os níveis de pressão e o colesterol ruim.

Além de tudo isso, o vinagre diminui as chances de infarto e ajuda a manter o bom funcionamento cerebral.

O vinagre na beleza

O vinagre ajuda a eliminar fungos e bactérias e o mau odor dos pés

É possível usar o vinagre como escalda-pés e combater o ressecamento (Foto: depositphotos)

O vinagre pode ser usado para cuidados com a pele, e o seu efeito é muito perceptível nesse aspecto. Um dos usos mais conhecidos do vinagre nessa área envolve o cuidado com os pés.

Mergulhar os pés em recipientes com a mistura de água e um pouco de vinagre pode trazer inúmeros benefícios. Ajuda a eliminar fungos e bactérias, combate o ressecamento e mau odor, diminui as dores de artrite e nas articulações e ainda proporciona relaxamento.

Outra dica para a beleza que envolve o vinagre é o uso dele durante o banho. Muitas pessoas preparam uma mistura de água e vinagre e levam para o banho. Após se molhar, despejam a mistura no corpo, evitando o contato com cabelos e rosto.

Veja também: Pele e cabelos danificados? Use já o incrível vinagre de maçã

O uso do vinagre diluído no banho serve para eliminar bactérias da pele e evitar o ressecamento. Além disso, ajuda a limpar poros, desengordurar a pele, controlar a oleosidade e dá um ar de refrescância ao banho.

Na dúvida sobre a possibilidade do uso do vinagre para procedimentos estéticos, procure um dermatologista. E sempre lembre que vinagre não deve entrar em contato com o couro cabeludo e com os olhos.

O vinagre como remédio caseiro

O vinagre consegue tratar doenças que afligem a pele, como micose e frieira

O vinagre de maçã é um ótimo remédio caseiro contra a psoríase (Foto: depositphotos)

O vinagre pode ser usado para tratar algumas doenças, principalmente as que afligem a pele, como micose e frieira.

Basta colocar os pés em uma bacia ou recipiente com água e vinagre e deixar os pés completamente submersos de 10 a 20 minutos, dependendo do tamanho do problema. Repetindo o processo todos os dias, as doenças serão eliminadas.

Veja também: Vinagre de maçã: alivie as dores da artrite em poucos minutos

Há também o vinagre de maçã, que é um ótimo remédio caseiro contra a psoríase, que causa vermelhidão, coceira e turbulência emocional. Para usá-lo com esse objetivo, é só diluir numa mistura meio a meio com água, aplicar no local e deixar por cerca de meia hora. Depois enxaguar. A aplicação deve ser feita duas vezes por dia.

(texto)
Fonte/Autor do Conteúdo Postado

Comente com seu Facebook

Deixe um Comentário