Gerais sobre Natureza/Ambiente

Elon Musk avisa que a inteligência artificial pode se tornar um ditador digital

Elon Musk

(texto)

Como se o mundo não tivesse ditadores suficientes para se preocupar, Elon Musk diz que nossos futuros líderes autoritários serão a IA. Musk já havia alertado sobre os perigos da inteligência artificial, particularmente se o controle dela estivesse concentrado nas mãos de uma elite global sedenta de poder. Ele sugere que um ditador da IA ​​saberia tudo sobre nós (graças a estar conectado a computadores em todo o planeta), seria mais perigoso para o mundo do que a Coréia do Norte e desencadearia “armas de terror” que poderiam levar à próxima guerra mundial. Para completar, ao contrário dos ditadores humanos, um ditador de IA nunca morreria.

De acordo com Musk, esse futuro sombrio nos aguarda se não regulamentarmos a IA. “O futuro menos assustador em que posso pensar é aquele em que pelo menos democratizamos a IA porque, se uma empresa ou um pequeno grupo de pessoas consegue desenvolver uma superinteligência digital divina, eles poderiam dominar o mundo”, disse Musk no novo documentário Do You. Confiar neste computador ? “Pelo menos quando há um ditador malvado, esse humano vai morrer. Mas para uma IA, não haveria morte. Ele viveria para sempre. E então você teria um ditador imortal do qual nunca poderemos escapar ”.

Elon Musk
Elon Musk | foto: inhabitat

O documentário em que Musk é citado enfoca várias aplicações potencialmente perigosas da inteligência artificial, incluindo o mercado de ações, algoritmos de notícias falsas e armas autônomas. No filme, Musk cita o projeto DeepMind do Google como um exemplo de uma empresa poderosa em busca de superinteligência, ou IA, que é verdadeiramente mais inteligente que um ser humano. A DeepMind já alcançou vários marcos, incluindo a derrota de 2016 do campeão mundial Lee Se-dol da AlphaGo no jogo de tabuleiro Go. “O sistema DeepMind pode ganhar em qualquer jogo ”, explicou Musk. “Ele já pode vencer todos os jogos originais da Atari. É super humano; Ele joga todos os jogos em super velocidade em menos de um minuto. ”

Musk esclarece que isso não é necessariamente uma questão de bem ou mal, pelo menos em relação à própria AI. “Se a IA tem um objetivo e a humanidade simplesmente está no caminho, ela irá destruir a humanidade como um todo sem sequer pensar nisso. Sem ressentimentos ”, disse Musk. “É como se, se estivéssemos construindo uma estrada e um formigueiro estivesse no caminho, não odiássemos formigas , estamos apenas construindo uma estrada e, adeus, formigueiro.” incorporar inteligência artificial em seu próprio ser para evitar tornar-se redundante. Colocando seu dinheiro onde está sua boca, Musk é o co-fundador da Neuralink que está supostamente interessado em realizar o objetivo de Musk de fundir o cérebro humano em um computador.

(texto)
Fonte/Autor do Conteúdo Postado

Comente com seu Facebook

Deixe um Comentário