Gerais sobre Natureza/Ambiente

Estado do Rio de Janeiro tem crescimento na produção e cultivo de uvas, segundo Emater-RJ

Estado do Rio de Janeiro tem crescimento na produção e cultivo de uvas, segundo Emater-RJ

(texto)

Na manhã desta segunda-feira (12), a Emater-Rj divulgou um estudo informando que o Estado do Rio de Janeiro teve um crescimento no cultivo de uvas e que a plantação de uvas na região segue uma tendência. A viticultura desenvolvida no Rio de Janeiro estão em sua maior parte em áreas localizadas em Cardoso Moreira, São José de Ubá e Bom Jesus do Itabapoana.

Dados da Emater-RJ mostram que existe uma tendência de crescimento do cultivo de uvas no estado comparando com os estudos realizados nos últimos três anos. É bem provável que esta tendência e expansão de uvas aconteça nos próximos meses e ajudará na economia do estado.

Martinho Belo, gerente da Emater-RJ, disse que o Rio possui 20 hectares de produção, distribuídos pelas regiões Norte, Noroeste, Serrana e Sul. O município de Bom Jesus do Itabapoana é o destaque, com 4 hectares e uma produtividade em torno de 38 toneladas/hectare. Em Paraíba do Sul, a plantação é destinada à fabricação de vinhos com variedades como Sauvignon Blanc, Cabernet Sauvignon, Syrah e Merlot.

Ainda segundo Belo, pequenas propriedades se beneficiam com a produção e cultivo de uvas porque existe um grande retorno por unidade nas áreas adaptadas considerando as propriedades menores. Existem algumas vantagens no cultivo de uvas devido a sua flexibilidade aos diversos tipos de climas, podendo ser plantada tanto em regiões com maior quantidade de calor e também em baixas temperaturas. O que efetivamente viabiliza o plantio de uvas em praticamente todo território fluminense.

Com as informações Subsecretaria de Comunicação Social/RJ

(texto)
Fonte/Autor do Conteúdo Postado

Comente com seu Facebook

Deixe um Comentário