Saúde e Curas Pela Natureza

Guia Completo para o Crescimento e Fortalecimento Capilar

Guia Completo para o Crescimento e Fortalecimento Capilar

(texto)

Guia Completo para o Crescimento e Fortalecimento Capilar

Olá meninas! Recebo diariamente muitos e-mails pedindo dicas para acelerar o crescimento dos cabelos ou para engrossar os fios.

Existem várias propagandas e em alguns blogs que se promete um crescimento de até 5, 6 cm por mês, mas isso não existe. Infelizmente não há nada que engrosse ou que faça seu cabelo crescer mais do que o natural. O cabelo, quando está saudável, cresce de 1 a 1,5 cm por mês. O que acontece é que, em algumas pessoas, o cabelo pode estar crescendo mais lentamente que o normal. Aí, nesses casos, você pode sim fazer várias coisas para ajudar seu cabelo a crescer normalmente de novo.

Quem frequenta o blog, sabe que há anos enfrento um problema de queda de cabelo. Com isso, já pesquisei muito sobre o assunto, e vou aqui passar algumas sugestões para melhorar o crescimento. Essas dicas valem também para melhorar a textura dos fios e ajudar no fortalecimento dos cabelos. Espero que gostem!

Alimentação Adequada

Para o cabelo nascer forte, é preciso boas doses de proteína e de gorduras boas. A proteína é muito importante para o cabelo, pois é a grande responsável pela formação dos fios.

O fio de cabelo cresce através do acúmulo de proteínas em sua base e elas são diretamente influenciadas pela nutrição. O cabelo é pura proteína e, assim como o organismo, necessita de aminoácidos, vitaminas e sais minerais. São os ingredientes que completam a nutrição dos fios para que estejam sempre bonitos e saudáveis.

Porém, mesmo que você tenha uma alimentação super variada (com frutas, legumes, grãos, fibras, proteínas, gorduras, carboidratos e alimentos antioxidantes), normalmente ainda é preciso suplementar para dar uma ajudinha nos fios. O problema é que hoje em dia, nossa alimentação é muito pobre em nutrientes; as quantidades de vitaminas e minerais são bem pequenas, pois nosso solo está muito pobre.

Guia Completo para o Crescimento e Fortalecimento Capilar

Vitaminas para o Crescimento

  • Vitamina A: A vitamina A promove crescimento saudável dos cabelos e impede que ele fique seco e quebradiço.
  • Complexo B: Todo o complexo B é importante para o crescimento dos cabelos, mas o destaque vai para a Biotina que ajuda a evitar a queda de cabelo, fortalece os fios, favorece o crescimento adequado e melhora a caspa.
  • Vitamina C: A vitamina C estimula a circulação sanguínea no couro cabeludo e folículos, que pode ajudar no crescimento dos cabelos.
  • Vitamina E: A vitamina E é um poderoso antioxidante que promove o fluxo sanguíneo saudável, que pode ajudar a manter a circulação de sangue no couro cabeludo, facilitando o crescimento.

Minerais para o Crescimento

  • Zinco: O zinco ajuda no equilíbrio hormonal, incluindo os níveis de DHT em seu couro cabeludo. Zinco ajuda seu corpo a produzir e reparar seu cabelo. Além disso, mantém as glândulas sebáceas em torno de seus folículos capilares funcionando como devem.
  • Ferro: Para nutrição do cabelo, o ferro é um importante mineral que desempenha um papel vital no ciclo de crescimento do cabelo.
  • Magnésio: O magnésio é extremamente importante para prevenir a calvície prematura. Este mineral também ajuda no tratamento de cabelos fragilizados quebradiços.
  • Enxofre: O enxofre é necessário para a formação de colágeno e é indispensável para a produção de queratina. Ajuda reduzir a oleosidade do couro cabeludo e melhora o crescimento.
  • Silício: O silício fortalece os cabelos, estimula a reposição de cabelos mais grossos e resistentes, melhora muito a queda capilar e fortalece o fio como um todo.
Guia Completo para o Crescimento e Fortalecimento Capilar

Massagem Capilar com Óleo Vegetal e Óleo Essencial

A massagem capilar, se feita com regularidade, ajuda muito a estimular o crescimento dos fios. Ela estimula a circulação sanguínea, o que facilita o transporte dos nutrientes até o fio, fazendo com que ele fique mais saudável, forte e cresça mais rápido. O ideal é fazer as massagens com óleos vegetais e óleos essenciais para ter um melhor resultado:

Os melhores óleos vegetais para os cabelos são: óleo de coco, óleo de jojoba, óleo de rícino e óleo de abacate.

Os óleos essenciais são muito benéficos para os cabelos, e os mais eficientes nesse caso são: óleo essencial de alecrim, hortelã, cedro, ylang ylang e lavanda.

Para fazer a massagem capilar utilize 1 colher de sopa (10 ml) de óleo vegetal e 5 gotas de óleo essencial. misture e passe no couro cabeludo fazendo massagens suaves e circulares. Deixe agir por uma hora e em seguida lave os cabelos normalmente com shampoo e condicionador.

Loções Capilares

As loções capilares são nutritivas e ajudam no fortalecimento do couro cabeludo. Algumas loções estimulam o fluxo sanguíneo e, dessa forma, ajudam no crescimento dos cabelos. Um exemplo de loção capilar que ajuda no crescimento e fortalecimento, e muita gente gosta é a Rapunzel Tônico do Crescimento Lola Cosmetics.

Limpeza do Couro Cabeludo

Guia Completo para o Crescimento e Fortalecimento Capilar

A limpeza do couro cabeludo é fundamental para que ele cresça saudável. Oleosidade e sujeira podem causar inflamações no couro cabeludo e obstruir o folículo piloso, impedindo o crescimento normal dos fios. A oleosidade do couro cabeludo é um veneno: cria fungos que acabam com as madeixas e impedem os fios de crescerem. O excesso de óleo age como uma camada protetora, impedindo os aminoácidos de chegarem à raiz do cabelo.

Fazer um detox no couro cabeludo também é muito importante para fazer uma limpeza profunda no couro e nos fios. O uso da argila nos cabelos também é bem interessante.

Caspa

A caspa é outro agente que diminui o crescimento e é um sinal de que há algo errado com o seu couro cabeludo. A produção sebácea em excesso pode prejudicar o crescimento normal do cabelo. Existem vários shampoos para caspa e tratamentos adequados que podem resolver o problema.

Plantas e Ervas que Ajudam no Crescimento

Guia Completo para o Crescimento e Fortalecimento Capilar

As plantas também podem ajudar no crescimento dos fios. Elas contêm vitaminas, minerais e antioxidantes que ajudam no fortalecimento dos cabelos. As principais para os cabelos são: aloe vera, alecrim, jaborandi, hortelã e bardana. Saiba mais em Plantas para Fortalecer Seus Cabelos.

Estimulantes que Ajudam no Crescimento

Esses estimulantes normalmente são incluídos nas loções capilares que o médico manda manipular.

Capsilium (pimenta): Possui ação estimulante e nutritiva, atua no fortalecimento dos fios.

Fatores de crescimento (IGF,BFGF,AFGF,VEGF): Fatores de crescimento são peptídeos de natureza proteica, mediadores naturais que atuam sobre o processo de reparo e regeneração. Eles ajudam na formação de novos folículos capilares e são essenciais para o crescimento e permanência do novo fio de cabelo (raiz fortificada).

Prostaquinon: Diminui a inflamação do couro cabeludo, reduzindo a queda capilar e promovendo aumento da espessura e densidade do fio.

Sfíngoni: Ajuda a diminuir a queda de cabelo. Colabora na melhora da saúde e qualidade geral do couro cabeludo, reequilibra o ciclo de vida do cabelo, melhorando o crescimento dos fios.

Cafeína: A cafeína pode impulsionar o crescimento dos cabelos e prolongar seu ciclo de vida. Ela é responsável por bloquear os efeitos do hormônio DHT, que age dentro dos folículos capilares desencadeando a morte das células que produzem os fios.

Guia Completo para o Crescimento e Fortalecimento Capilar

Hidratação Capilar

Para o cabelo crescer adequadamente, além do couro cabeludo, os fios também precisam estar saudáveis. Pontas duplas, danificadas e ressecadas prejudicam o crescimento do fio. Por isso vale investir em boas hidratações capilares para manter os cabelos hidratados, bonitos e saudáveis.

Outros Problemas de Saúde

Certifique-se de que todos os problemas de saúde que você pode ter não estejam contribuindo para um crescimento atrofiado. Em homens e mulheres, uma série de problemas médicos pode causar a desaceleração da produção de folículos pilosos. Tratar estas questões médicas, em alguns casos, faz com que a produção de folículos se normalize.

Verifique se há infecções no couro cabeludo. Infecções causadas pela foliculite bacteriana (um tipo de micose) podem danificar a área do couro cabeludo, impedindo que os folículos cresçam de forma saudável.

Se você acha que pode ter uma infecção no couro cabeludo (e não simplesmente caspa), fale com o seu médico sobre os medicamentos tópicos e antifúngicos que podem ser usados antes de discutir tratamentos do crescimento do cabelo. Na maioria dos casos, uma vez que a infecção tenha sido curada, o crescimento normal do cabelo retorna.

Então, gostou das dicas? Tenho certeza que, salvo algum outro problema de saúde, certamente essas dicas te ajudarão para um crescimento saudável dos cabelos! Boa sorte!

(texto)
Fonte/Autor do Conteúdo Postado

Comente com seu Facebook

Deixe um Comentário