Gerais sobre Natureza/Ambiente

IBGE divulga estatística populacional para o bairro da Barra da Tijuca, Zona Oeste

Barra da Tijuca

(texto)

O bairro teve uma explosão de novos domicílios nos últimos anos e isso foi responsável pelo crescimento populacional da região.

A estimativa populacional para o Bairro da Barra da Tijuca, localizado na Zona Oeste, é preocupante e pode trazer consequências gravíssimas para a estrutura da região que atualmente sofre com tantos problemas ambientais. O IBGE considera a Barra da Tijuca um bairro estratégico devido a sua localização e principalmente por suas lagoas que, hoje, fazem parte do cotidiano de muitos moradores.

O senso realizado pelo IBGE no ano de 2000 estimou a população da Barra da Tijuca em 174.353 mil habitantes que tiveram a oportunidade de conhecer seus rio e lagoas ainda em bom estado de conservação e preservação. Já em 2010, a pesquisa apresentada pelo senso do IBGE registrou 300.823 mil moradores na região da Barra que já conheceram as lagoas e seus afluentes parcialmente poluídos em boa parte de seu curso.

Considerando a estimativa e o crescimento populacional para a região da Barra da Tijuca o IBGE apresentou números que, certamente, vão deixar muitas pessoas espantadas em comparação com os últimos 20 anos de pesquisa.  Se levarmos em conta o senso realizado em 2000, e compararmos com 2010, o aumento foi de 126.470 mil de novos moradores.

A estimativa populacional para o ano de 2020, segundo o IBGE, é de 394.037 mil habitantes na região da Barra da Tijuca. O aumento foi de apenas 93.214 mil novos residentes em comparação com o senso realizado no ano de 2010. Com a chegada de novos moradores alguns problemas tornam-se também maiores. É o caso da despoluição das Lagoas da Barra que recebem boa parte de seu esgoto sem tratamentos. Certamente será um grande problema para o poder público que tem por obrigação a qualidade de vida dos moradores do Município do Rio de Janeiro.



(texto)
Fonte/Autor do Conteúdo Postado

Comente com seu Facebook

Deixe um Comentário