Sustentabilidade

Juntos podemos contribuir com os ODS da ONU

(texto)

De acordo com o professor Barth F. Smets, muitas das soluções para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) podem ser encontradas na microbiologia. Tudo o que precisamos fazer é colaborar.

Se quisermos encontrar as melhores soluções possíveis, precisamos compartilhar nosso conhecimento. A colaboração é o componente-chave da nova plataforma de compartilhamento de conhecimento da Novozymes, também conhecida como HelloScience. O objetivo é acelerar o desenvolvimento de soluções biológicas compartilhando conhecimento e, desta forma colaborativa, solucionar os desafios abordados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

“Exceto pelo objetivo ‘erradicação da pobreza’, a biotecnologia e principalmente a microbiologia podem ser um componente estratégio significativo na maioria dos outros 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, diz Barth F. Smets. Ele trabalha com engenharia ambiental e uso de micróbios na criação de novas soluções biotecnológicas para gerenciamento de água, tratamento do solo etc. Ele reforça:

“Se olharmos para a água potável, do ODS 06, é uma área óbvia em que podemos contribuir. A água limpa e o saneamento também estão relacionados com a nova  forma de produção de alimentos e isso cria cidades habitáveis. E podemos continuar conectando os objetivos dessa forma”, diz Barth F. Smets.

Precisamos pensar fora da caixa

O projeto HelloScience começou abordando a principal questão global da escassez de água:

“Ainda temos bilhões de pessoas que não possuem saneamento adequado e outros não têm acesso à água limpa. É aí que os processos microbianos são úteis”, diz Barth F. Smets e conclui:

“Se somos criativos, podemos até pensar em criar água infundida com micróbios que são benéficos para nós. Isso é algo que me interessa muito. No passado, tivemos esse paradigma de que a água deve ser pura e, por isso, quero dizer estéril. Acho que isso é um erro. Você não pode manter as coisas estéreis. Não somos estéreis. Nós estamos cobertos por bons microrganismos. Talvez haja uma solução lá fora, onde podemos adicionar os microrganismos certos à nossa água potável e, assim, evitar que os microrganismos errados causem problemas “.

O HelloScience foi lançado em setembro de 2017 e está gradualmente construindo uma rede de mentes brilhantes.

Assista a entrevista original aqui.

Barth F. Smets from Open Media Lab on Vimeo.

Esse texto foi originalmente divulgado na página do HelloScienc, aqui.

(texto)
Fonte/Autor do Conteúdo Postado

Comente com seu Facebook

Deixe um Comentário