Remédios Caseiro / Naturais

Leite de soja ou de amêndoas? Saiba qual tomar

Os leites de soja e de amêndoas são benéficos para a saúde humana

(texto)

Tomar leite de soja ou de amêndoas? Na hora de escolher entre determinados tipos de alimentos, há sempre uma dúvida, seja pelos benefícios ou pela origem. Entre os dois tipos de leites mencionados, essa questão se torna bastante relevante.

Mesmo se tratando de dois ingredientes de origem vegetal, incluir cada um deles na sua alimentação existem fatores positivos e negativos. Por isso, é bom ficar de olho em todos eles, já o que está em jogo é a sua saúde.

Na dúvida, o melhor a fazer é consultar o médico. Aliás, essa iniciativa se faz imprescindível para que tudo o que envolve o consumo do leite de soja ou do leite de amêndoas seja bem aproveitado pelo seu corpo.

De soja ou de amêndoas: Descubra o leite ideal para você

Tanto o leite de soja quanto o de amêndoas são livres da lactose. Sendo assim, eles podem ser consumidos por todas as pessoas, inclusive por quem apresenta intolerância a essa substância. Dessa forma, eles podem ser bons substitutos do leite de vaca.

As duas variações são vegetais, diferente do leite de vaca, por exemplo, que como o próprio nome já diz, tem origem animal. Os leites vegetais têm lá suas peculiaridades, principalmente no que se refere à composição.

Os leites vegetais são livres de colesterol, além de possuírem baixo índice glicêmico. Por isso, ele pode ser consumido por pacientes com diabetes tipo 2, justamente pelo fato dele evitar os picos de glicose.

Os leites de soja e de amêndoas são benéficos para a saúde humana

Ambos leites são saudáveis e benéficos para a saúde (Foto: depositphotos)

Qual leite então eu devo escolher?

A escolha entre o leite de soja ou leite de amêndoas vai depender do objetivo que está querendo alcançar. Por isso, antes de inserir qualquer um dos tipos de leite de origem vegetal no seu cardápio, o mais sensato é procurar orientação médica.

“Por possuir baixo índice glicêmico, o leite de amêndoas ajuda no processo de emagrecimento”, afirma a nutricionista Ana Paula Fidélis, em texto no site da sua clínica.

Porém, seus benefícios não param por aí. “Ele também ajuda no controle da diabetes. Regula os triglicerídeos e ajuda a melhorar os níveis de colesterol bom e reduzir os níveis de colesterol mau, o que ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares”, completa Ana Paula.

Veja tambémReceitas de leites vegetais e seus benefícios para a saúde

Já para quem ficou curioso em relação aos benefícios do leite de soja, assim como o de amêndoas, eles são bem variados. Porém, seja em relação a qualquer um dos tipos, é necessário cuidado quanto ao consumo frequente.

A soja possui uma substância natural conhecida por isoflavona. Ela possui várias atividades biológicas importantes, como informa em seu blog a nutricionista Priscila Nunes. “Função antioxidante, atividade antifúngica, atividade anticancerígena e propriedades estrogênicas, ou seja, imita o hormônio feminino estrógeno”.

Depois de ter uma breve amostra de todos os benefícios e cuidados que se deve ter quanto ao consumo dos leites de origem vegetal, agora chegou a hora de conhecer tudo sobre os leites de soja e amêndoas.

A partir das propriedades e benefícios expostos aqui, justamente com o resultado da avaliação do seu médico, será possível optar por um desses dois tipos de leite. Preste bastante atenção em todas as suas peculiaridades:

Peculiaridades do leite de soja

Diabetes pode ser controlada usando leite de soja

Leite de soja não contém colesterol e pode auxiliar no controle da diabetes (Foto: depositphotos)

Veja tambémOs benefícios e malefícios do leite de soja

O leite de soja é uma bebida rica em proteínas e sais minerais. Entre os principais podem ser destacados cálcio, proteínas, potássio e magnésio. Também estão presentes na bebida fibras e vitamina B. É obtido a partir dos grãos da própria soja.

Este tipo de leite pode ser usado como uma alternativa ao leite de vaca para quem tem intolerância à lactose. Mas, é necessário tomar cuidado quanto a sua indicação, já que ele possui pontos benéficos e também que aspiram cuidados.

A bebida contém isoflavona, um composto orgânico que atua na prevenção de doenças como o câncer de mama, de cólon, de útero e de próstata; e alivia os sintomas da tensão pré-menstrual e da menopausa.

O leite de soja não contém colesterol e pode auxiliar no controle da diabetes. Quando tem o seu uso certificado por um médico também pode combater a osteoporose e reduzir o risco do aparecimento de doenças cardíacas.

Mesmo contendo todos esses benefícios, o consumo em excesso não é recomendado por fatores antinutricionais. Ele dificulta a absorção de minerais e de aminoácidos, fitoestrogênios que podem alterar o funcionamento da tireoide.

Quanto aos bebês e crianças menores de três anos, o consumo do leite de soja só deve ser feito sob orientação médica. Isso se deve ao fato da soja afetar o desenvolvimento hormonal das crianças.

Peculiaridades do leite de amêndoas

Controle o seu peso tomando leite de amêndoas

O leite de amêndoas ajuda a controlar a diabetes e o peso (Foto: depositphotos)

Veja também: Benefícios do leite de amêndoas

O leite de amêndoas possui uma série de propriedades que podem ser bem aproveitadas quando o assunto está relacionada à saúde humana. Ele é rico em proteínas, vitaminas e sais minerais que propiciam muitas vantagens.

Ele é isento de lactose, além de ser rico em antioxidantes e minerais essenciais para o bom funcionamento do corpo, a exemplo de cálcio, ferro, magnésio, potássio, Omega 6 e zinco. Nessa lista também podem ser acrescidas vitaminas dos complexos A, E e D.

Quando o assunto pende para o lado da saúde, o leite de amêndoas ajuda a controlar a diabetes e o peso. Fora isso, o ingrediente preveni alguns tipos de câncer e o envelhecimento da pele.

Os flavonoides presentes no leite de amêndoas faz com que as toxinas presentes no corpo sejam eliminadas, o que faz com que o corpo fique livre de várias doenças, a exemplo da osteoporose e diabetes tipo 2.

Ele também melhora o processo de digestão, se mostra bastante eficaz no combate as bactérias, reforça o sistema imunológico, combate o aparecimento de doenças inflamatórias e previne a osteoporose.

(texto)
Fonte/Autor do Conteúdo Postado

Comente com seu Facebook

Deixe um Comentário