Remédios Caseiro / Naturais

Melhor horário para tomar chá verde para emagrecer

O melhor horário para tomar chá verde para emagrecer é antes das refeições

(texto)

Nesse artigo você vai poder conferir qual o melhor horário para tomar chá verde para emagrecer, além disso veja também quanto tomar, quando evitar seu consumo e saber quais são todos os seus benefícios para a saúde. Isso e muito mais você confere a seguir!

O chá verde é um dos chás mais conhecidos e também um dos mais consumidos por aqueles que estão em processo de emagrecimento. Isso acontece porque essa bebida possui alguns ativos e propriedades capazes de facilitar e acelerar a perda de peso.

Contudo, muitas pessoas têm dúvida sobre qual é a melhor hora para ingerir o chá. É aqui que você encontra a resposta.

O chá verde é uma bebida derivada da infusão da planta Camellia Sinensis. É a mesma planta com a qual se produz o chá preto e o chá branco, com versões processadas ou tratadas da planta. Essa erva é rica em propriedades terapêuticas, que ajuda no funcionamento de vários sistemas do corpo.

Com a popularidade das práticas saudáveis de vida, o chá verde também se tornou mais conhecido. Muitas pessoas começam a fazer uso dessa bebida, mas tem dúvidas sobre a hora que devem ingerir o chá, como é o melhor jeito de bebê-lo e até mesmo a dúvida se ele emagrece de verdade.

O Remédio Caseiro preparou para você uma seleção de respostas para as principais dúvidas e curiosidades sobre o chá verde. Confira:

Chá verde emagrece de verdade?

O melhor horário para tomar chá verde para emagrecer é antes das refeições

O chá verde estimula e acelera o metabolismo (Foto: depositphotos)

Na verdade, o chá verde ajuda a emagrecer, mas não faz o corpo secar por si só. Não pense que tomar o chá verde vai surtir algum efeito se você manter hábitos alimentares calóricos. O segredo do uso dessa bebida com esse objetivo é estar em uma dieta de emagrecimento e reforçá-la com o chá verde.

Um fato é comprovado: o chá verde estimula e acelera o metabolismo. Para quem não sabe – e explicando de forma bem simples -, o metabolismo é o processo de gasto energético do corpo humano. Para respirar, andar, caminhar, malhar… Todas essas funções são feitas porque o nosso corpo usa energia.

Quando especialistas falam que o chá verde acelera o metabolismo, o que eles dizem é que a bebida aumenta o gasto energético para manter o corpo funcionando. Todo mundo sabe também que a gordura é a nossa principal fonte de energia acumulada. Isso quer dizer que o chá verde aumenta a queima de gordura.

Veja também: Beneficie sua dieta utilizando o chá verde

Mas é importante ressaltar que estes efeitos do chá verde só funcionam com o chá fresco! Por isso, nem adianta comprar os chás verdes industriais, engarrafados ou em caixinhas que estão para vender no supermercado. Esses chás contém o sabor do chá verde, mas não os benefícios.

Melhor horário para tomar chá verde e emagrecer

A resposta é bem simples, mesmo assim muitas pessoas não sabem. O melhor horário para beber o chá verde para emagrecer é 20 minutos antes de duas das principais refeições: almoço e jantar. E vamos explicar o porquê.

O consumo do chá verde antes dessas duas refeições ajuda no emagrecimento de duas formas. A primeira, porque quando formos nos alimentar, nosso metabolismo já vai estar um pouco mais rápido graças a ação do chá. O que vai aumentar o gasto calórico para a digestão.

A segunda forma de contribuição para o emagrecimento diz respeito a absorção de gordura pelo nosso organismo. Após a ingestão do chá verde, as gorduras são menos absorvidas pelo corpo. Se mantém por mais tempo junto a massa alimentar, e em seguida é eliminada pelo organismo através das fezes.

Mas calma lá! Isso não quer dizer que o chá verde vai impedir que toda gordura seja impedida de ficar no nosso corpo. Isso não te dá o aval para consumir um montão de gordura. A bebida só vai dificultar a entrada da gordura, mas uma certa parcela continuará sendo digerida.

Por outro lado, o consumo do chá verde pode reduzir a absorção de alguns nutrientes, assim como faz com a gordura. Por isso, tenha cuidado com o seu uso. Estudos comprovam que o chá verde diminui a absorção de ácido fólico e ferro pelo organismo.

Outra coisa importante para explicar é que também existem horários em que não se deve tomar o chá verde. Confira no tópico abaixo:

Veja tambémEstimulando a saúde masculina com chá verde e ginseng

Horários para evitar o chá verde

Saber quando consumir o chá verde pode potencializar seus efeitos emagrecedores

Esse chá evita que as gorduras ingeridas se instalem no corpo (Foto: depositphotos)

Diferente de outros tipos de chás, que promovem relaxamento, o chá verde é um estimulante. Por isso, não deve ser consumido antes de dormir. Quando consumido à noite, o chá verde pode afastar o sono e causar noites mal dormidas.

Também não é recomendado ingerir o chá em jejum. A Camellia sinensis é uma planta com cafeína em sua composição. Essa substância pode causar desidratação e irritar a mucosa do estômago se for a primeira bebida ingerida no dia.

Quando falamos sobre períodos para evitar o chá verde, o mais conhecido é o período de fertilidade e gestação. Isso porque o chá verde diminui a absorção de ácido fólico, vitamina essencial para uma gravidez saudável e boa formação do feto.

Quantas vezes tomar chá verde ao dia?

O máximo de consumo diário indicado é de três xícaras (comuns) de chá verde por dia. Sempre entre as refeições. Mesmo quem faz o seu uso com o objetivo de emagrecer só deve consumir essa quantidade.

Bem como, se está procurando saber a quantidade da planta em si, o indicado é que seja de, no máximo, 10 gramas de chá por dia.

Afinal, tudo que é exagerado faz mal. O chá verde, se consumido mais do que três vezes por dia, pode causar náuseas, enjoos, insônia e deficiência de alguns nutrientes essenciais para o corpo. Além disso, pode causar taquicardia e aumento da pressão arterial.

Veja também: Aprenda a receita do aromático bolo de chá verde

Receita do chá verde

Ingredientes

  • 200 ml de água;
  • 1 colher (de chá) de chá verde.

Modo de preparo

Em uma panela, aqueça a água. Não deixe chegar ao ponto de fervura. Quando observar pequenas bolhinhas se formando no fundo da panela, desligue o fogo. Adicione o chá verde e tampe a panela.

Deixe por cinco minutos. Por fim, coe o chá e beba. O ideal é que seja consumido sem açúcar e logo após o preparo.

Chá verde: Outros benefícios

Além de ser eficiente para reduzir peso, o chá verde também é diurético

O chá verde é derivado de uma planta chamada Camellia sinensis (Foto: depositphotos)

A princípio, o chá verde pode ser um grande aliado no emagrecimento. Porém, esse não é o único benefício que essa bebida oferece. A Camellia sinensis possui várias capacidades e efeitos benéficos para o corpo humano, se tornando uma alternativa fantástica da medicina natural. Confira a lista de benefícios:

  • Adstringente
  • Antibacteriana
  • Diurética
  • Analgésica
  • Antiasmática
  • Antioxidante
  • Digestiva
  • Estimulante
  • Auxilia no controle da diarreia
  • Reduz cáries
  • Ajuda a emagrecer
  • Remédio natural para gripes e resfriados

Esses benefícios se devem a rica variedade de nutrientes presentes na composição da erva que produz o chá verde.

Entre os principais, estão compostos como as catequinas, os flavonoides e taninos (combinação de várias substâncias químicas de origem vegetal (polifenóis), responsáveis pela textura e sabor). São eles também os responsáveis pela ação antioxidante do chá.

Veja tambémPara que o chá verde serve? Descubra e aumente sua qualidade de vida

É rico também em minerais como magnésio e potássio, que são nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo. Possui também ácido fólico e vitaminas, como a C, K, B1 e B2.

(texto)
Fonte/Autor do Conteúdo Postado

Comente com seu Facebook

Deixe um Comentário