Bichos

Museu Catavento inaugura exposição “Mundo das Abelhas”, em São Paulo

Museu Catavento inaugura exposição “Mundo das Abelhas”, em São Paulo

(texto)

Museu Catavento inaugura exposição “Mundo das Abelhas”, em São Paulo

Pequenininhas, as abelhas têm um valor inestimável no meio ambiente. Elas têm papel fundamental na polinização das plantas, o que garante a produção de flores e alimentos para o ser humano e a conservação da biodiversidade do planeta.

Para ensinar mais pais e filhos sobre a importância deste inseto, o Museu Catavento, em São Paulo, inaugurou a exposição “Mundo das Abelhas”, que convida o visitante a fazer uma imersão no universo das abelhas.

Em um espaço interativo e sensorial, a mostra está dividida em três estações: Natureza, Fazenda de Abelhas e Colmeia.

Na primeira parte da instalação, o público assiste a filmes e participa de jogos, incluindo o de memória, que mostra os principais tipos de abelha que existem no mundo.

No espaço seguinte, os visitantes sentem no piso a textura de uma estrutura de colmeia industrial, como se estivessem em uma fazenda de mel. Nesta parte, é abordada de que forma as abelhas se organizam em sociedade e outras curiosidades. A criançada pode usar microscópios com lâminas que mostram pólen, mel e olhos das abelhas.

Na última parte do “Mundo das Abelhas”, a ambientação conta com o som direcional do voo das abelhas e o aroma de mel, para que as pessoas se sintam dentro de uma colmeia. A família toda pode participar ainda de um jogo interativo de perguntas e respostas, no qual os participantes devem adivinhar algumas peculiaridades sobre esses insetos.

A nova atração do Museu Catavento integra o Complexo dos Polinizadores, que já conta com o Borboletário e o Jardim de Polinizadores.

O Catavento tem mais de 250 instalações divididas em quatro seções – Universo, Vida, Engenho e Sociedade. Para quem ainda não conhece, vale a pena. É um programão para essas férias!

MUNDO DAS ABELHAS
Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 17h
Local: Museu Catavento
Endereço: Palácio das Indústrias – Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/no (Av. Mercúrio), Parque Dom Pedro II, Centro – São Paulo/SP
Telefone: (11) 3315-0051
www.cataventocultural.org.br
Entrada: R$ 6,00/grátis aos sábados

Leia também:
Abelhas podem ajudar a proteger o café dos impactos do aquecimento
Declínio na população de abelhas terá impacto direto sobre a agricultura
Parque de Curitiba vão ganhar “Jardins de Mel”

Abelhas selvagens estão desaparecendo por causa do uso de pesticidas
Ameaça a polinizadores coloca em risco produção global de alimentos, equilíbrio ambiental e saúde do ser humano

Foto: domínio público/pixabay

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante seis anos. Entre 2007 e 2011, morou em Zurique, na Suíça, de onde colaborou para diversas publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Info, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Atualmente vive em Londres.

(texto)
Para ver a Fonte – Clique aqui

Comente com seu Facebook

Deixe um Comentário