Saúde e Curas Pela Natureza

Nutricionista aponta 6 razões não óbvias que causam inchaço

Nutricionista aponta 6 razões não óbvias que causam inchaço

(texto)

Foto: iStock

Ficar com a barriguinha mais saliente, o rosto mais arredondado, os pés e as mãos inchados, pode não significar excesso de gordura, mas sim aumento na retenção de líquidos.

Uma dica básica para evitar o problema é beber muita água e reduzir o consumo de sal. Mas só isso não basta. É importante ter atenção a outros itens da alimentação e observar o funcionamento do seu corpo.

A nutricionista funcional Fernanda Scheer listou alguns fatores que podem estar por trás de um inchaço constante. Veja quais são e entenda melhor como cada um deles afeta o organismo:

1. Digestão

Foto: iStock

Você pode estar tendo dificuldades para digerir alguns alimentos e, provavelmente, não sabe disso. Mesmo alimentos considerados saudáveis, como ovos e castanhas, podem ser a causa do inchaço. Fazer um exame médico é a melhor forma de descobrir quais alimentos são inflamatórios para o seu corpo e, então, eliminá-los do cardápio.

2. Carboidratos

Foto: iStock

O consumo exagerado de carboidratos faz mal, pois estimula o hormônio insulina, que também é responsável pelo controle de água e sódio pelos rins. Por isso, a ingestão excessiva de alimentos ricos em carboidratos acaba levando a um inchaço crônico do corpo.

Leia também: 6 alimentos que incham sua barriga e você nem imagina

3. Toxinas

Foto: iStock

Agrotóxicos e substâncias artificiais como corantes, adoçantes e metais tóxicos, são toxinas que estão presentes em inúmeros alimentos que costumam ser consumidos no dia a dia. Isso faz com que o organismo se sinta sobrecarregado e, assim, o corpo incha para tentar diluir tudo o que foi ingerido.

4. Hormônios

Foto: iStock

Ter um equilíbrio hormonal é fundamental para manter a boa saúde. Já as flutuações hormonais podem ser prejudiciais. Procurar um médico que atue com uma visão integrativa é importante para que sua saúde hormonal seja analisada e tudo seja resolvido da melhor forma.

5. Suplementos

Foto: iStock

Suplementos esportivos como whey, bcaa, pré-treino, entre outros, podem ser úteis em alguns casos. Mas, quando o uso é exagerado ou até desnecessário, eles podem ser fontes de toxinas e corantes que fazem com que o corpo acumule líquidos, levando ao inchaço.

6. Álcool

Foto: iStock

Se você anda exagerando no álcool, mesmo que faça isso só nos fins de semana, esse pode ser um dos motivos pelos quais o seu corpo nunca desincha – vai depender, é claro, da quantidade consumida.

Todos esses fatores citados pela nutricionista podem influenciar no inchaço do corpo. Por isso, é importante observar como você se comporta em relação a cada um deles, para, assim, descobrir o que está te fazendo mal e eliminar de vez da sua vida.

Leia também: Barriga inchada: saiba quais são as possíveis causas do problema

(texto)
Fonte/Autor do Conteúdo Postado

Comente com seu Facebook

Deixe um Comentário