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o que é, benefícios, principais exercícios e dicas para praticar

o que é, benefícios, principais exercícios e dicas para praticar

(texto)

Foto: iStock

O nome estranho pode fazer com que pareça uma novidade do mundo fitness, mas na verdade calistenia é uma prática bem antiga.

“Este é o nome dado ao conjunto de exercícios nos quais se utiliza somente o peso e força do próprio corpo”, explica a educadora física Rafaela Souza. Pode, às vezes, contar com o auxílio de uma barra ou corda, mas o foco é a estrutura corporal em si.

Benefícios de praticar calistenia

Mulher pulando corda

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Assim como qualquer atividade física bem feita, este tipo de exercício pode trazer inúmeros benefícios para o corpo e saúde. Confira alguns das vantagens oferecidas pela calistenia, citadas por Rafaela:

  • Melhora a postura;
  • Exercita todos os grupos musculares do corpo;
  • Trabalha a flexibilidade;
  • Auxilia no emagrecimento;
  • Ajuda na definição muscular.

Além desses benefícios, a prática também ajuda a melhorar cada vez mais sua agilidade e resistência. Já deu pra ver que essa técnica é completa, não é mesmo?

Melhores exercícios da calistenia

Mas como funciona a calistenia? Você vai perceber que não é tão difícil assim! Confira alguns dos principais exercícios deste grupo e aprenda a praticar:

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1. Flexão de cotovelos

Mulher fazendo flexão

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Apoie as mãos e os pés ou joelhos no chão, flexionando os cotovelos como se fosse levar o peito até a base.

2. Pull up (barra)

Mulher se exercitando em barra fixa

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Pendure-se na barra e puxe o seu corpo para cima até passar o pescoço da barra.

3. Agachamento

Mulher realizando um agachamento

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Com os pés afastados na largura dos quadris, abaixe-se empurrando o quadril pra trás (como se fosse sentar) flexionando os joelhos até 90 graus. Lembre-se de manter a postura sempre ereta.

Estes são os mais comuns e talvez você até já tenha praticado sem saber que eram exercícios de calistenia.

Calistenia para iniciantes

mulher realizando o exercício Prancha

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Todas as pessoas podem praticar a calistenia, aliás, é uma ótima maneira de começar a se exercitar. Segundo Rafaela, os únicos cuidados devem ser lembrar sempre da postura e não forçar demais no início, respeitando os limites do corpo.

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Treino para iniciantes

Veja algumas sugestões de exercícios calistênicos para iniciantes:

  • Abdominais
  • Flexões
  • Prancha
  • Polichinelos
  • Skipping (“correr” no lugar, levantando os joelhos)

Aos poucos, você pode aumentar a quantidade de repetições ou passar para exercícios mais difíceis.

Calistenia ou musculação?

mulher de costas olhando para a academia

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A musculação é uma prática isolada, que tem como objetivo principal o ganho de massa muscular.

Já a calistenia, são exercícios que podem ser encaixados dentro de outras práticas, inclusive por quem faz musculação também.

Geralmente, a primeira é mais procurada por quem quer aumentar o índice muscular do corpo e a segunda, por quem quer emagrecer ou definir os músculos.

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Na prática, todos os exercícios fazem bem para a saúde do corpo e da mente. Escolha o que você mais se identifica ou faça alguns testes para ver qual gosta mais, afinal, o exercício deve também ser prazeroso para você!

Cuidados e ajuda profissional

mulher sentada no chão alongando as pernas

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Como em qualquer atividade física, é importante estar com roupas adequadas, fazer um aquecimento antes de começar e não ultrapassar os limites do seu corpo.

Conforme a dica da profissional Rafaela, um bom educador físico vai saber indicar os exercícios mais adequados ao seu nível de preparo, respeitando lesões anteriores e os seus limites individuais.

Nunca tente forçar demais para conseguir resultados mais rápidos, pois você pode acabar se lesionando ou até mesmo desistindo, já que vai ser mais difícil do que satisfatório.

Alimentação

mulher degustando um prato de salada

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Para obter melhores resultados, o ideal é aliar exercícios e uma alimentação balanceada.

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Caso você tenha a intenção de fazer uma dieta regrada, consulte uma nutricionista, ela vai poder indicar o melhor caminho para você.

Não esqueça que, independente de dietas e exercícios, beber muita água e se manter hidratada é indispensável para a saúde.

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