Gerais sobre Natureza/Ambiente

Palestra foca na superação de medos e alcance de resultados

Palestra foca na superação de medos e alcance de resultados

(texto)

Após apresentar um breve panorama do empreendedorismo, nesta semana no SEBRAE/SC em Chapecó, o consultor credenciado ao SEBRAE/SC, Jaime Folle, propôs uma reflexão aos participantes da palestra “Supere seus medos e alcance resultados”, com a seguinte pergunta: Por que algumas pessoas têm sucesso em seus empreendimentos e outras não?

Depois de breve debate, Folle citou o autor David McClelland (1962) que descreve que o sucesso está diretamente ligado às bases de motivação e realização. Segundo o autor, as pessoas podem ser treinadas para a realização e mudança dos comportamentos.

Folle citou também a experiência de McClelland que treinou dez grupos de trinta pessoas. Para os primeiros cinco grupos aplicou as técnicas de mudanças dos comportamentos e para os outros cinco sem aplicar a técnica de mudanças comportamentais. “Nos cinco grupos que tiveram aplicação prática de mudanças comportamentais, 83% mudaram radicalmente, enquanto os outros permaneceram na mesma situação”, destacou Folle, ao abordar a importância do desenvolvimento de características empreendedoras.

O palestrante comentou, ainda, sobre cada uma das características comportamentais que uma pessoa precisa ter para ser um empreendedor de sucesso. Entre elas, destacou a busca de oportunidade e iniciativa, o estabelecimento de metas, a procura de informações, o planejamento e monitoramento sistemático, a exigência de qualidade e eficiência, a persistência, o comprometimento, persuasão e rede de contatos, independência e autoconfiança, o fato de correr riscos calculados, bem como a capacidade de arriscar e ser um visionário.

Por fim, mostrou como o Empretec – um dos maiores programas de empreendedorismo do mundo – vem apresentando resultados expressivos na região. Com metodologia exclusiva da Organização das Nações Unidas (ONU), o workshop possibilita desenvolver as características do comportamento empreendedor. O público-alvo é formado por pessoas que desejam empreender, empresários, além de gestores e líderes de empresas. De acordo com uma pesquisa nacional feita pelo Sebrae no fim de 2016 ametodologia tem aprovação de 99% dos participantes. A próxima edição está programada para o período de 19 a 24 de março.

Informações e inscrições com o analista técnico do Sebrae/SC, Eduardo Sganzerla pelo telefone (49) 3330 2800.

MB Comunicação

(texto)
Fonte/Autor do Conteúdo Postado

Comente com seu Facebook

Deixe um Comentário