Remédios Caseiro / Naturais

Quer comprar abóbora e não sabe como escolher? Veja aqui e não erre

Saber escolher abóbora é imprescindível para levar bons frutos para casa

(texto)

As abóboras são um alimento super nutritivo e saboroso. Elas são fontes de betacaroteno, vitamina C, potássio, fibras e tem poder antioxidante. Ela é considerada um fruto por conta da presença das sementes, que também são muito ricas.

Com tantos benefícios, as pessoas buscam cada dia mais a incluírem na dieta. Mas, você sabe como escolher abóbora no mercado, quitanda ou feira? A dúvida é constante, pois ela tem casca bem dura o que dificulta ainda mais na hora da compra.

A dica é simples: pegue as abóboras nas mãos e escolha sempre as mais pesadas. A superfície delas precisam estar brilhosas e lisinhas, sem falhas, buracos ou rachaduras.

Conheça os tipos de abóbora

Saber escolher abóbora é imprescindível para levar bons frutos para casa

A abóbora tipo moranga é a mais conhecida(Foto: depositphotos)

Os tipos de abóbora mais cultivados no Brasil são os seguintes, segundo o site Hortifruti Varejo.

Abobrinha Italiana: esse tipo de fruto é mais alongado, que lembra um pepino. Sua casca é verde clara com manchas mais escuras. As sementes são poucas e sua polpa é utilizada em sopas, refogados e saladas.

Veja tambémEspecialista lista os incríveis benefícios das sementes de abóbora

Abóbora Moranga: também chamada de jerimum, ela é famosa por decorar as festas do Dia das Bruxas tradicionais nos Estado Unidos. Ela é redonda, tem a casca laranja e muitas sementes.

Abóbora Japonesa: essa abóbora tem a casca verde e é redonda achatada. Sua polpa é amarela.

Abóbora Seca: essa também é chamada de abóbora de pescoço. O fruto é redondo, mas tem um pescoço alongado. Sua casca é laranja, assim como a sua polpa. Essa é o tipo mais adocicada entre todas espécies.

Abóbora Paulista: esse fruto tem a mesma forma da abóbora seca, entretanto ela é bem menor. Não é muito difundida em todo o país e quando utilizada é como ingrediente de refogados e picadinhos.

Veja também: Granola de semente de abóbora é capaz de ‘matar’ a fome e beneficiar o coração

Abobrinha Brasileira: esse tipo de abóbora é redondo e alongado. Ela também tem um pescoço fino e tem a cor verde clara.

Receita de risoto de Abóbora

Ingredientes

  • 500g da polpa de abóbora picada em pequenos pedaços;
  • 320g de arroz especial para risoto;
  • 1 colher (de sopa) de azeite extra-virgem;
  • 1 cebola cortada finamente;
  • 1 punhado de salsa;
  • 1 litro de água salgada ou caldo de legumes;
  • 1 pitada de noz-moscada.

Veja também: Sopa de abóbora para prisão de ventre

Modo de preparo

Ferva a água com sal ou com o caldo de legumes. Em outra panela, coloque a cebola para dourar e adicione o arroz ao poucos. Coloque a abóbora e aos poucos vá adicionando as conchas de água fervente. Cada vez que a água evaporar, vá colocando mais uma concha.

Repita o procedimento até o arroz ficar no ponto. Quando isso acontecer, junte a salsa, noz moscada e o parmesão e sirva quente.

(texto)
Fonte/Autor do Conteúdo Postado

Comente com seu Facebook

Deixe um Comentário