Remédios Caseiro / Naturais

Remédios caseiros para febre reumática

A carne de peixe possui propriedades anti-inflamatórias indicadas para tratar febre reumática

(texto)

A febre reumática é uma doença que, apesar de não afetar todas as pessoas que passam por infecções na garganta, pode causar severos danos a saúde.

Somente 3% das pessoas que tiveram ou tem infecção na garganta desenvolvem febre reumática.

Por se tratar de uma doença grave, seu tratamento precisa ser feito sob a supervisão de um médico especialista. Contudo, existem algumas orientações de remédios e dicas caseiras que podem amenizar os sintomas e acelerar o tratamento.

Remédios caseiros contra a febre reumática

Peixe

A carne de peixe possui propriedades anti-inflamatórias indicadas para tratar febre reumática

Trutas são exemplos de peixes indicados para esse fim (Foto: depositphotos)

A carne de peixe é recomendada para pessoas que estão passando por inflamações. Suas propriedades anti-inflamatórias podem ajudar no tratamento contra a febre reumática e amenizar as dores na região da garganta e das articulações. As melhores opções são os salmões, sardinhas e trutas.

Pimenta caiena

A pimenta caiena consegue combater as dores da febre reumática

É possível encontrar esse tipo de pimenta em forma de pó e tempero (Foto: depositphotos)

Esse tipo de pimenta é conhecida por ter propriedades analgésicas e anti-inflamatórias. Ela pode ser uma grande aliada para combater as dores da febre reumática. Você pode encontrar esse tipo de pimenta em forma de pó e tempero, ou mesmo como cremes, pomadas e óleos em lojas de produtos naturais.

Se preferir, é possível preparar uma infusão de pimenta caiena. Esquente água e coloque em um copo. Coloque uma pimenta caiena inteira e deixe esfriar. Vá bebendo durante o dia em pequenos goles.

Veja também: 5 chás que você deve tomar para combater dor de garganta

Gengibre

O gengibre é um famoso anti-inflamatório indicado para tratar febre reumática

É possível usufruir dos efeitos analgésicos do gengibre a partir do seu chá (Foto: depositphotos)

Ele já é conhecido por amenizar dores de garganta. Saiba que o gengibre tem efeitos analgésicos famosos, além de ser anti-inflamatório. Procure chupar balas de gengibre, que são facilmente encontradas em farmácias, ou mesmo fazer chá usando a raiz.

Cerejas

As cerejas possuem propriedades analgésica e anti-inflamatória

Os efeitos da cereja podem ser comparados aos da aspirina (Foto: depositphotos)

As cerejas são as melhores opções para amenizar as dores das articulações. O nome do pigmento que dá a cor avermelhada as cerejas se chama antocianina. Ele é conhecido por ser um poderoso analgésico e anti-inflamatório, comparado a famosa aspirina.

O que é febre reumática

De acordo com o site especializado em reumatologia da USP, Reumato USP, a febre reumática – também conhecida pela sigla “FR – surge de uma infecção na garganta não tratada de forma devida.

Quando a infecção é causada pela bactéria Streptococcus beta hemolítico do Grupo A, e não é combatida da maneira certa ou suficiente, ela pode ocasionar a febre reumática. A doença pode afetar o coração, o cérebro, as articulações e o tecido subcutâneo.

Por se tratar de uma doença que pode comprometer o funcionamento de várias regiões e sistemas do corpo humano, é muito importante que um médico seja consultado assim que os sintomas forem percebidos.

É importante ressaltar que a febre reumática não se manifesta em todo mundo. Especialistas em reumatologia apontam que é preciso possuir uma predisposição genética para que a doença apareça.

As sequelas da FR podem seguir para sempre na vida de quem já teve a doença. O sistema mais prejudicado geralmente é o cardíaco. Algumas articulações também podem ficar comprometidas. Por ser uma doença que pode reincidir, é preciso sempre ficar atento após ter febre reumática pela primeira vez.

Veja tambémPastilha caseira para tratar dor de garganta e tosse

Sintomas da febre reumática

Antes dos sintomas surgirem, o principal ponto para diferenciar a febre reumática de outras doenças é que ela vai suceder ou vir em conjunto com a infecção na garganta.

A febre reumática compromete o funcionamento de várias regiões e sistemas do corpo

A doença surge de uma infecção na garganta não tratada de forma devida (Foto: depositphotos)

Como ela se origina devido a uma infecção tratada de forma incorreta, essa infecção pode ainda estar presente no corpo ou disfarçada entre os sintomas da própria febre reumática.

Os sintomas da febre reumática são:

  • Inflamações nas articulações (dores)
  • Febre
  • Fadiga
  • Dores no peito
  • Palpitações
  • Dor de garganta

Quem pode ter febre reumática

Crianças e adolescentes são o principais grupos afetados pela incidência de febre reumática. Nessa idade da vida, as infecções na garganta podem ser mais comuns devido ao contato com agentes bacterianos externos e o sistema imunológico em desenvolvimento.

Dessa forma, a possibilidade do surgimento da FR nessas faixas etárias acaba também sendo mais comum.

Tratamento médico

Por mais que a natureza seja capaz de provir remédios para inúmeras enfermidades, ainda não é conhecida uma forma natural para curar a febre reumática.

Existem métodos caseiros para ajudar no tratamento e na diminuição dos sintomas, mas para se curar da FR, o paciente deve tomar doses de penicilina benzantina, um antibiótico injetável e seu uso deve passar pelas orientações de um médico.

Veja também: Gargarejo com vinagre para aliviar dor de garganta

Importante!

Tratamento médico unido a um bom descanso são o segredo para a cura da febre reumática

Para se restabelecer, o corpo precisa de descanso (Foto: depositphotos)

Descanse bastante! É indispensável no tratamento da febre reumática que o paciente não se esforce muito. A doença causa fadiga, e essa é justamente a forma do corpo avisar que precisa de repouso para tentar melhorar.

A junção do tratamento com antibióticos, os alimentos analgésicos e anti-inflamatórios e um bom descanso são o segredo para se curar da febre reumática.

Lembre que as opções naturais servem apenas para ajudar no tratamento para a febre reumática, mas nunca devem ser a única maneira de combater a doença. Procure um médico e una as recomendações do especialista com as opções saudáveis da sua casa.

(texto)
Fonte/Autor do Conteúdo Postado

Comente com seu Facebook

Deixe um Comentário