Remédios Caseiro / Naturais

Saiba como não deixar a roupa desbotar

Uma dica para a roupa não desbotar é colocando-a para secar ao avesso

(texto)

É muito comum que alguns tipos de tecidos comecem a desbotar depois de algumas lavagens ou mesmo com o passar do tempo. Tecidos escuros e jeans compõe algumas das principais peças de roupas que vão perdendo a cor conforme o uso.

O desbotamento das cores dos tecidos pode dar a aparência de pouco cuidado e velhice das roupas, o que muitas vezes não é o caso. Por isso, o Remédio Caseiro separou algumas explicações e dicas sobre esse assunto, para ficar mais fácil manter as cores das peças do vestuário.

Antes de tudo, é bom deixar claro que é natural as roupas desbotarem. Existem técnicas para ajudar a manter as cores e fazer esse processo demorar mais para acontecer, mas uma hora toda roupa vai desbotar. Mesmo a ação da água pura, sem o uso de produtos de lavagem, ainda é capaz de fazer cores enfraquecerem tons.

Contudo, entender um pouco mais sobre tintura e cores pode ser uma verdadeira ajuda na hora de conservar as roupas e elas sempre parecerem novas, como se tivessem acabado de sair da loja.

Evitando que a roupa desbote

Uma dica para a roupa não desbotar é colocando-a para secar ao avesso

Jeans são exemplos de peças que desbotam (Foto: depositphotos)

Separar as roupas antes de lavar

Muita gente acredita que ao separar a roupa, estamos somente evitando que a cor das roupas coloridas manche as roupas brancas e mais claras, mas essa precaução vai muito além.

Ao juntarmos roupas de todas as cores e tipos na máquina de lavar, podemos estar criando um poção de cores que, sim, vai manchar roupas mais claras, mas também vai ajudar a desbotar as roupas mais escuras.

Isso se deve porque estaremos colocando no mesmo local um agente receptor dessa tintura (a roupa clara), que receberá a cor que as roupas que desbotam solta. Sem esse receptor, alguns especialistas acreditam que o processo de desbotamento fique mais difícil de acontecer.

Existem 3 tipos de cores, que devem ser lavadas de forma separada. São elas:

  • Cores claras (Branco, cinza, bege, tons pastéis)
  • Cores escuras (preto e tons marinho/escuro)
  • Cores intermediárias (tons vibrantes, vermelho, laranja, amarelo)

Veja também: Fiapos nas roupas pretas? Vem ver como tirar isso rapidinho e sem trabalho

Além disso, é recomendável que peças íntimas e peças de jogo de cama e casa (como toalhas e lençóis) sejam lavadas separadamente também.

Pré-lavagem é importante

Muita gente sonha em comprar a máquina de lavar dos sonhos. Aquela em que a gente coloca um monte de roupa suja, aperta um botão e depois de um tempinho retira a roupa prontinha para ser dobrada e guardada.

Contudo, a tecnologia ainda não está tão avançada a ponto de fazermos isso e sem pagarmos um preço. A máquina de lavar é um eletrodoméstico que ajuda e muito no serviço da lavagem, mas para que nossas roupas não desbotem e fiquem conservadas por mais tempo, ainda precisamos fazer um pouco de esforço.

Para evitar que roupas escuras que estão muito sujas desbotem, o ideal é colocá-las de molho antes da lavagem usando sabão neutro ou detergente neutro pré-lavagem. Dependendo da sujeira, pode ser por meia hora ou uma hora completa.

Depois, esfregar com as mãos os locais mais sujos. Esse processo vai fazer com que a maioria da sujeira saia e não seja necessário a roupa ficar muito tempo na máquina com produtos de lavagem mais fortes, que ajudam a desbotar as cores.

Isso pode ser feito com roupas claras também e roupas coloridas, e também ajuda a manter a cor dessas roupas.

Quando colocamos roupas muito sujas diretamente na máquina e adicionamos muitos produtos de lavagem para tentar resolver o problema, além de colocarmos as cores das roupas em risco, podemos estar danificando os tecidos.

Veja também: Chiclete grudado na roupa? Técnica caseira vai solucionar rapidinho

Deixe as roupas secarem ao avesso

O sol também pode ser responsável por desbotar as cores das roupas, e não só das roupas escuras ou com tons mais fortes. A ação da luz e calor pode danificar cores e tecidos de roupas, principalmente se elas forem lisas e de tons escuros.

Especialistas em lavagem de roupas afirmam que o melhor jeito de estender as peças do vestuário é pendurando-as ao avesso (para que a luz do sol não atinja a parte de fora das roupas, que fica visível no dia a dia.

Ainda recomendam que as roupas sejam penduradas em sombra, e não diretamente expostas ao sol. O lugar ideal para as roupas secarem é um local ventilado e arejado. E é preciso deixar um espaço entre as roupas no varal, para que o vento circule melhor entre as peças.

Veja também: Manchas de suor na roupa? Aprenda a remover com técnica caseira e prática

Use vinagre e sal

Essas duas substâncias podem ser grandes aliadas na conservação das cores das roupas, uma vez que possuem propriedades fixadoras que pouca gente conhece. É muito comum o uso desses produtos em empresas de lavagem de roupas.

Adicione cinco colheres de sal ou meia xícara de vinagre a cada ciclo de lavagem da máquina de lavar ou tanquinho. Prefira usar sabão neutro e realize a lavagem normalmente.

Não se preocupe, as roupas não vão ficar cheirando a sal ou a vinagre. Até porque a quantidade dessas substâncias será pouca e as roupas ainda passarão pelo amaciante de roupas.

Dilua o amaciante

Um erro muito comum no dia a dia de quem lava roupa é colocar o amaciante diretamente na roupa. É sempre bom lembrar que o amaciante é um produto de lavagem forte, mesmo que pareça suave e tenha um cheiro bom.

O jeito certo de usar o amaciante é diluindo ele com água. Você pode usar a medida meio a meio (água e amaciante) antes de colocar na máquina. Se for colocar em um balde ou pia, coloque primeiro a água, depois o amaciante, misture bem e só depois adicione as roupas.

Veja também: Gastando pouco: 6 dicas fundamentais sobre como lavar roupa com economia

Nunca coloque amaciante diretamente em cima das roupas. Além de manchar e desbotar as cores, o produto não vai espalhar bem e suas roupas não ficarão cheirosas e macias da forma correta.

(texto)
Fonte/Autor do Conteúdo Postado

Comente com seu Facebook

Deixe um Comentário