Remédios Caseiro / Naturais

Vai comprar castanha do Pará? Então aprenda como escolher de forma correta

Prestar atenção a cor, textura e aroma ajuda a escolher a castanha do Pará

(texto)

A castanha do Pará é um oleaginoso super nutritivo que faz muito bem à saúde. Ela é rica em zinco, ferro, potássio, selênio, ácido fólico, cálcio, fibras e proteínas.

Mas para desfrutar de todas essas vantagens nutricionais, é preciso saber escolher corretamente as sementes, sem errar. Confira a seguir algumas dicas para selecionar as melhores castanhas do Pará`.

Escolhendo castanha do Pará

Escolha as castanhas mais arredondadas e sem manchas na sua superfície. Além disso, procure por aquelas mais sólidas pois significam que estão mais crocantes.

Prestar atenção a cor, textura e aroma ajuda a escolher a castanha do Pará

Essas castanhas costumam ter o preço um pouco mais “salgado” que outras oleaginosas (Foto: depositphotos)

Para armazenar é só colocá-las em um saco ou recipiente fechado e guardá-las no congelador por até cinco meses. Caso deixe na geladeira, a validade é de três dias.

Veja também: Castanha do Pará contra a depressão

Onde se desenvolve a castanha do Pará

O castanheiro é uma das maiores árvores do Brasil. Ela pode atingir até 60 metros de altura! O tronco é reto e possui até 180cm de diâmetro. Sua casca é grossa. Geralmente, elas crescem muito juntas e formam o que chamamos de castanhais. As folhas são onduladas e as flores são amarelas e têm um leve perfume.

Para quem nunca viu como se desenvolve a castanha é algo curioso. Os frutos das castanheiras são como cápsulas redondas, cujo revestimento parece uma madeira. Têm cerca de 10cm de diâmetro e são totalmente fechados.

Veja também: Comer castanha emagrece?

Dentro dele estão as castanhas do Pará. Cada fruta tem, em média, 15 a 24 unidades. Assim como o coco, o fruto é aberto com a ajuda de uma faca grande ou com um martelo, pois ele é bem resistente.

Por conta das suas propriedades nutricionais e por conta do seu cultivo que se concentra na região Norte do país, as castanhas costumam ter o preço um pouco mais salgado que outros oleaginosos como castanhas de caju ou amêndoas.

Benefícios da castanha do Pará

A castanha do Pará possui inúmeros benefícios para o nosso organismo. Conheça três deles:

– Protege o coração: por conta da presença de ácidos graxos que diminuem o colesterol ruim e aumenta o bom. Ela também é aliada das pessoas que têm hipertensão, pois ajuda a controlar a pressão arterial;

– Previne o câncer: graças ao selênio, que é abundante em sua composição, a castanha do Pará pode prevenir alguns tipos de câncer e evitar o aparecimento de tumores;

Veja também: A Castanha-do-Pará pode oferecer muitos benefícios a sua saúde!

Promove o emagrecimento: graças a presença de gordura do bem, ele promove a sensação de saciedade e também acelera o metabolismo.

(texto)
Fonte/Autor do Conteúdo Postado

Comente com seu Facebook

Deixe um Comentário