Remédios Caseiro / Naturais

Vai para a feira? Veja então como escolher o melhor mamão

Escolher o mamão de melhor qualidade requer atenção ao aroma e aspecto

(texto)

O mamão é uma fruta típica dos climas tropicais. Ele é muito saboroso e rico em nutrientes. A sua polpa contém cálcio, fósforo, ferro, potássio e sódio, além de vitaminas A e C.

E por conta de uma substância chamada papaína, ele é um aliado importante do bom funcionamento do intestino. Por essas e outras, é importante consumir regularmente a fruta. Mas nem todo mundo sabe escolher o melhor mamão na hora da compra. Por isso, vamos ensinar os truques para comprá-lo.

Como escolher mamão

Quando falamos de frutas, a aparência é muito importante. Com o mamão não é diferente: ele deve estar firme, sem machucados e com a casca lisinha. Para descobrir se ele está no ponto, aperte firme e veja se o mesmo está consistente.

Escolher o mamão de melhor qualidade requer atenção ao aroma e aspecto

O mamão é um aliado importante do bom funcionamento do intestino (Foto: depositphotos)

Outra característica é o aroma. Sinta o cheiro do mamão perto do seu “umbigo” (parte que o prende à árvore), ele deve ser suave e não ter nenhum odor de podre ou de vencido.

Procure adquirir frutas de acordo com o seu consumo. Caso não seja imediato, dê preferência aos mais verdes, pois o mamão amadurece mesmo fora do pé. Para isso, é só deixá-lo em um ambiente mais quente, como dentro de sacolas plásticas ou armários. Caso você queira que ele dure mais, o ideal é colocá-lo na geladeira. Ele vai durar mais tempo.

Mantenha-o sempre longe da umidade, pois ele tende a mofar em algumas áreas. E logo que uma parte de um começar a apodrecer, retire-o de perto dos outros frutos, pois eles podem ser contaminados.

Veja também10 segredos de beleza usando mamão papaia

Tipos de mamão

Existem diversos tipos de mamão. Conheça os principais e saiba escolher o melhor para você e sua família.

– Mamão Papaia: é o preferido dos brasileiros. Graças a sua polpa suculenta e doce. Ele é muito utilizado para o consumo de crianças e idosos, por conta das suas propriedades calmantes e laxativas;

Mamão Formosa: ele é da família dos mamões chineses. Seu formato é um pouco mais alongado que o Papaia e maior também;

Mamão Tailândia: esse tipo de fruto é mais utilizado por produtores de remédios, queijos e couros, pois ele tem uma enzima especial;

Mamão da Índia: o seu maior diferencial está no seu formato, que tem saliências ao longo de toda a casca;

Mamão Macho: ele é mais fino e comprido que os demais. Em alguns lugares é conhecido como Mamão Corda;

Veja tambémVocê sabe quais são os benefícios do mamão?

– Mamão Fêmea: ele é maior que o macho e seu formato é mais arredondado;

Sunrise Solo ou Mamão Havaí, Papaya ou Amazônia: o seu formato é de pera. Sua polpa é bem escura, como uma vermelho puxado para o laranja. A cavidade interna é em forma de estrela.

Mamão Tainung nº 1: também conhecido como Formosa. Sua casca é verde claro e cor de polpa laranja.

Mamão Tainung nº 2: a diferença para o primeiro, é que esse tem a polpa vermelha e é mais frágil, embora de igual sabor.

(texto)
Fonte/Autor do Conteúdo Postado

Comente com seu Facebook

Deixe um Comentário